MATA DA GROTA DO OLHO DA ÁGUA – onde fica? O que está acontecendo? O que você tem a ver com isso?

Foto:Google Earth

Setores preocupados com a questão ambiental de Formosa vêm se mobilizando para que a MATA DA GROTA DO OLHO DA ÁGUA, que fica na Saída Sul de nossa cidade, não seja desmatada por interesse de uma grande companhia para a construção de um condomínio fechado. A questão da água é prioridade nos dilemas ambientais e Formosa, que foi um dia, Berço das Águas, vai cumprir a profecia às avessas: O cerrado vai virar pó.

Nesta mata, existem nascentes permanentes e intermitentes que a Companhia de Santa Catarina denominada Condomínio Fechado Diamond Ville da New Bank/ New Boulevard, amparada pela decisão favorável da Promotora Caroline Ianhez à Notícia de Fato nº 201700257633 protocolada na PJ em 20/06 de 2017, Não esta sendo respeitada.

Queremos chamar atenção para o fato de que desmatamento dessa área afetará o curso natural da água, pois comprometerá a Lagoa Feia, que desemboca no Rio Preto que faz parte da Bacia do São Francisco. Ainda, interferirá na rica vida da fauna e flora cerratense da região.

Nessa perspectiva, a ALANEG/RIDE – Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores – CMARH, Sociedade Civil e o Fórum Permanente de Meio Ambiente somam esforços para salvar a Mata do desmate e da ambição desenfreada de empresários da construção civil. Solicitações pedindo à Promotora que anule sua decisão, que acate e peça um novo parecer técnico de impacto ambiental feito por órgão/profissional competente, especializado e isento de conflito de interesse à Superintendência de Meio Ambiente Municipal e à empresa. Há, inclusive, um pedido de EMBARGO do desmatamento, encaminhado pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Câmara Municipal.

O Fórum Permanente de Meio Ambiente de Formosa se reunirá nesta terça-feira, dia 18 de julho, na Sede do Sintraf, (Avenida Ângelo Chaves, prédio AABB) tendo esta importante questão em pauta. Toda a comunidade preocupada com seu futuro está convidada e deve participar dessa reunião.

A ALANEG/RIDE reforça esta luta baseando-se em seu Estatuto: Artigo I – § 2º em que diz: A ALANEG tem, entre outras FINALIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS, a criação, difusão e preservação de BENS CULTURAIS (Manifestações, Tradições, etc.) e a defesa do Patrimônio Histórico-cultural e Socioambiental, localizado na sua Área de Abrangência Territorial, por meio da Literatura, Educação, Artes, Artesanato, Ciência, outros fazeres e saberes populares e eruditos em Ações Multidisciplinares e Interdisciplinares em prol do Povo Brasileiro e da Humanidade, num Pacto de Compromissos Éticos e Cósmico-planetários que celebre a grandeza e simplicidade do Homem Cerratense, da Vida, da Justiça, da Liberdade e do Universo em Paz.

Então, Formosa?! Vamos cruzar os braços e entregar nossas riquezas naturais ou vamos entrar nessa luta?

 

Por Iêda Vilas-Bôas

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*