Cremic pesquisa terapias integrativas em pacientes com câncer

(Foto: Gregor Schuster)

Pessoas em tratamento de câncer de mama e de próstata têm agora a oportunidade de usufruir dos benefícios de diversas terapias integrativas para melhoria do seu bem-estar e qualidade de vida. O Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic) da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Instituto Brasileiro de Medicina e Saúde Integrativa em Oncologia (Isionco), vai desenvolver um projeto de pesquisa inovador para avaliar a eficácia do Protocolo de Bem-Estar Integrativo no Cuidado do Câncer, desenvolvido e validado pelo Isionco, como complemento ao tratamento convencional.

O projeto foi lançado em maio com a triagem de pacientes. Nesta quita-feira, dia 12, os pacientes são acolhidos no Cremic para início do tratamento. Eles são recebidos pela diretora do Isionco, Carla Valéria Rodrigues, pela diretora técnica do Cremic, Mara Rúbia e por profissionais e voluntários.

Entre as terapias a serem oferecidas gratuitamente aos participantes do projeto de pesquisa estão acupuntura, auriculoterapia, meditação, massagem, reiki, musicoterapia, ioga, psicologia, florais e oficinas de bem-estar, entre outras.

A farmacêutica Renata Kelly Nascente Carneiro, coordenadora de Ensino e Pesquisa do Cremic, informa que para participar do projeto de pesquisa é imprescindível que os candidatos tenham no mínimo 18 anos e estejam realizando o tratamento convencional para o câncer. O estudo tem a meta de acompanhar 90 mulheres que estão em tratamento para o câncer de mama e 90 homens que fazem tratamento para o câncer de próstata.

O projeto terá a duração de seis meses. Renata Carneiro informa que o projeto representa uma importante inovação no País, além de uma nova frente de atuação do Cremic no uso das práticas integrativas associado à pesquisa clínica. A coordenadora de Ensino e Pesquisa do Cremic destaca que as terapias e práticas integrativas são complementares ao tratamento convencional, com comprovação científica da sua segurança e eficácia e que abordam o ser humano de forma integral (físico, mental, emocional, social e espiritual).

 Serviço:
Programação do Projeto Efeitos do Protocolo de Bem Estar Integrativo no Cuidado do Câncer na Qualidade de Vida, Bem-Estar e Fatores Biopsicossociais de Mulheres com Câncer de Mama e de Homens com Câncer de Próstata
Local: Cremic/SES
Horário: 13 horas – Acolhida aos pacientes e sorteio dos grupos (Grupo Controle e Grupo Tratamento)
Grupo controle: Atividades de leitura e vídeos de bem estar a cada 15 dias.
Grupo tratamento: quatro blocos de atividades com duração de seis semanas cada. (No primeiro bloco serão: Meditação, Auriculoterapia, Reiki, Massagem, Florais de Bach e Atendimento Psicológico).

 

Comunicação Setorial SES

Imprimir

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*