19 políticos mais influentes junto ao governador Ronaldo Caiado


A lista inclui Gracinha Caiado, Ernesto Roller, Marcos Cabrão, Samuel Belchior, Bruno Peixoto e Humberto Aidar

O Jornal Opção ouviu secretários, deputados e jornalistas e pediu que listassem os políticos mais influentes junto ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). Eles acrescentaram o nome da primeira-dama, Gracinha Caiado, e o da advogada Anna Vitória, filha de Ronaldo Caiado. Inicialmente, o jornal pensou em retirar seus nomes, considerando que, a rigor, não são políticas. Entretanto, como são ouvidas e quase sempre acatadas pelo governador, tanto sobre política como sobre questões administrativas (Gracinha Caiado não é apenas a mulher de Ronaldo Caiado, ela foi presidente da UDR da Bahia e é articuladíssima; Anna Vitória foi procuradora do Município de Goiânia e é elogiada tanto pela competência quanto pela correção), e foram mencionadas pelos 35 entrevistados, aparecem na lista abaixo. Dois auxiliares também foram citados e, daí, listados. O senador Jorge Kajuru chegou a ser citado, mas, segundo os entrevistados, não teria influência direta no dia a dia do governo (foi lembrado que ele procurou o ministro da Economia, Paulo Guedes, para pedir ajuda para o governo de Caiado). Ele seria um outsider, altamente independente. O vice-governador Lincoln Tejota (Pros, mas a caminho de outro partido) recebeu apenas duas citações e, por isso, não figura na lista. A maioria disse que se trata de uma figura “escanteada” no governo. “Ele é respeitado, mas observe que é tratado como se fosse chefe do cerimonial do governo”, critica um deputado.

O que se segue é a opinião dos entrevistados, apresentada de maneira resumida.

1 — Adib Elias (sem partido) — O prefeito de Catalão, recém expulso do MDB, é ouvido com frequência por Ronaldo Caiado. Eles falam de política e administração pública (o prefeito é experimentado). O governador mantém as portas abertas para o ex-emedebista. Ele nem precisa marcar audiência.

2 — Álvaro Guimarães (DEM) — O fato de o deputado estadual não ter conseguido ser eleito presidente da Assembleia Legislativa não o diminui aos olhos de Ronaldo Caiado. O governador o respeita e o considera como agregador no Legislativo.

3 — Amauri Ribeiro (Patriota) — Profundamente identificado com Jair Bolsonaro e Ronaldo Caiado, o deputado federal defende o governador com dentes, unhas, cutículas e chapéus. O governador aprecia sua defesa sem quartel na Assembleia Legislativa.

4 — Anna Vitória — Conselheira pessoal, sobretudo sobre questões jurídicas (sobre a legalidade de determinados atos), é muito bem informada e preparada. Ela é ouvida por Ronaldo Caiado. Com frequência.

5 — Bruno Peixoto (MDB) — Articulado e agregador, o líder do governo na Assembleia Legislativa agrada Ronaldo Caiado. Ele é apontado como discreto e realista. Tem sido apontado como maduro e um jogador inteligente. Está atraindo deputados — como Paulo Cezar Martins (MDB) — para a base do governador.

6 — Diego Sorgatto (PSDB) — O tucano é caiadista e não esconde de ninguém. Inclusive está costurando uma aliança com Marcelo Melo, do DEM, para disputar a Prefeitura de Luziânia. Por atuar “contra” a orientação do alto tucanato, caiu nas graças de Ronaldo Caiado. No Palácio das Esmeraldas e no Palácio Pedro Ludovico, é tratado como “o nosso tucano”.

7 — Dr. Antônio (DEM) — Mantém conversas longas com Ronaldo Caiado, tanto sobre saúde — os dois são médicos — quanto sobre política. O deputado tem contribuído para reduzir a resistência dos deputados ao governador.

8 — Ernesto Roller (sem partido) — Ao saber que seria expulso, desfiliou-se do MDB. Da equipe de Ronaldo Caiado, é o mais político e realista. Ele sabe como se articula na Assembleia e contribui, de maneira direta, para moderar as críticas do governador ao Parlamento. O gestor estadual ouve e acata, eventualmente, o que diz o auxiliar e parente.

9 — Gracinha Caiado — A mulher de Ronaldo Caiado tem cabeça política, conecta fatos e sabe examinar cenários. Atua firme no social, mas dialoga, de igual para igual, com o governador sobre política e administração pública. Depois do gestor, é a figura mais influente do governo. E é vista como ponderada.

10 — Humberto Aidar (MDB) — O deputado estadual é respeitado por Ronaldo Caiado. O governador o percebe como uma grande cabeça técnica, muito bem informado sobre os trabalhos da Assembleia Legislativa. Os dois trocam mensagens com frequência. Sobre os incentivos fiscais, a respeito da CPI, o emedebista é o principal interlocutor do governador.

11 — Humberto Téofilo (PSL) — O deputado e delegado é uma forte fonte de apoio de Ronaldo Caiado no Legislativo. Ele se destaca na defesa do governo. O parlamentar surpreende por ler a pauta com atenção, por dominar o regimento e por articular politicamente com habilidade.

12 — Lissauer Vieira — O presidente da Assembleia Legislativa, até por saber que representa um poder e 41 deputados de vários partidos e ideologias — e não apenas a si e ao seu partido, o PSB (do qual deve sair) —, mantém uma relação republicana com o governador. Ronaldo Caiado menciona, positivamente, sua ponderação e moderação.

13 — Luiz Carlos do Carmo — É o senador mais ligado a Ronaldo Caiado. Eles conversam com frequência. O emedebista também é a ponte do governador com os líderes evangélicos.

14 — Luiz Rattes — Superintendente da Secretaria de Governo, é outra voz acatada pelo governador Ronaldo Caiado.

15 — Marcos Cabral (DEM) — O ex-prefeito é o político com ligação pessoal mais forte com Ronaldo Caiado, sobretudo pela lealdade (nunca o traiu ao longo do tempo em que o PSDB esteve no poder). O secretário é ouvido pelo governador sobre vários assuntos, como questões sociais e política nos municípios goianos.

16 — Paulo Trabalho — O deputado começou discretamente, mas acabou eclipsando Iso Moreira. Hoje, é o representante do Nordeste goiano junto ao governador Ronaldo Caiado.

17 — Rafael Rahif — O secretário de Esportes mantém forte ligação com Ronaldo Caiado.

18 — Samuel Belchior (MDB) — Com Marcos Cabral e Adib Elias, talvez seja a cabeça política mais influente ao lado de Ronaldo Caiado. Ele não tem cargo no governo, mas é um conselheiro sempre presente ao lado do governador.

19 — Wilder Morais (quase no Pros) — O secretário da Indústria e Comércio e ex-senador, dada sua experiência na iniciativa privada, é sempre ouvido por Ronaldo Caiado, que o respeita. Em termos políticos, também é consultado, porque é uma espécie de líder informal de vários prefeitos em todo o Estado.

Do Jornal Opção

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*