Com a formação de uma frente fria vinda do Sul, todas as regiões do Brasil devem ter tempestades neste fim de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (17) um alerta para 17 estados e o Distrito Federal por conta dos temporais nos próximos dias.
A situação deve ser mais crítica na região Sul, que já vinha enfrentando fortes chuvas na última semana, e em boa parte dos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste – as mais impactadas pela onda de calor.
Os dados indicam que o ápice da onda de calor foi nesta sexta, e os meteorologistas apontam trégua no calorão e recordes, com mais cidades com máximas mais ‘amenas’. Em São Paulo, as máximas devem cair entre 11°C e 14°C até a segunda-feira (20), segundo as previsões Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Climatempo.
Estados do Sudeste sob alerta de “perigo” por conta das tempestades. — Foto: Inmet
Perigo para tempestades
Os alertas referentes a tempestades para o fim de semana abrangem boa parte do Brasil. Os avisos do Inmet se dividem em duas categorias: “perigo potencial” e “perigo”.
No caso dos estados sob alerta de “perigo potencial”, o risco é de chuvas intensas. Nesse cenário, o volume acumulado pode chegar a 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h. Há baixo risco para corte de energia, queda de árvores e alagamentos.
⚠️ Os estados com aviso meteorológico de “perigo potencial” são:
- Amazonas
- Roraima
- Pará
- norte do Tocantins
- sul do Maranhão
- Piauí
- Bahia
Já no caso do alerta de “perigo”, o aviso é para tempestades. A previsão é que, nas regiões sob esse alerta, o volume de chuvas atinja 100 milímetros por dia no fim de semana. Também há possibilidade de ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h, e queda de granizo.
🚨O aviso de “perigo” para temporais emitido pelo Inmet inclue os seguinte estados:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- sul do Espírito Santo
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Tocantins
- Distrito Federal
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
Previsão de altos acumulados de chuva para o Sudeste nos próximos dias. — Foto: INMET
Fonte: G1