Produtores rurais se unem para tapar os buracos da GO-010, em Cristalina

Os produtores rurais se uniram para tapar os buracos que tomam conta da GO-010, em Cristalina, no Entorno do Distrito Federal. Segundo eles, a decisão foi tomada depois de mais de três anos de espera para que a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), responsável pela via, fizesse a manutenção. Cansados em somar prejuízos, o grupo começou o serviço por conta própria.

“Os produtores rurais aqui da região, juntamente com alguns usuários da via, que estão vendo essa situação lastimável”, contou o motorista Clodion Cardoso.

Para tapar os buracos, um emprestou um trator, outro alugou as carretas para transportar o material e os demais contrataram os trabalhadores para executarem as obras.

A Agetop informou à TV Anhanguera que a ordem de serviço para a restauração dos 30 quilômetros da GO-010 será assinada em junho deste ano. No entanto, o órgão não comentou o fato dos produtores rurais estarem tapando os buracos.

Produtores rurais dizem que somam prejuízos por causa de buracos  na GO-010 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) Produtores rurais dizem que somam prejuízos por causa de buracos na GO-010 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Prejuízos

A GO-010 é uma das principais rodovias usadas para a escoação da produção de Cristalina. Os produtores rurais disseram à TV Anhanguera que, em função de problemas gerados pela péssima qualidade da estrada, o prejuízo somado do ano passado chegou a R$ 16 milhões.

Segundo eles, por conta de tentos buracos, o frete das mercadorias aumentou. “Teve esse aumento, mas o dono do caminhão não está tendo esse lucro, pois ele está perdendo na estrada, com diesel, pneu, quebra de equipamentos”, disse o produtor rural Anderson Faita. O caminhoneiro Héliton Sérgio confirma que os prejuízos são grandes quando a rodovia está esburacada. “São muitos buracos, então não tem caminhão que aguente essa situação”, lamentou.

Agora, com o recapeamento da GO-010, os produtores rurais esperam reduzir os transtornos e evitar os prejuízos. Além disso, os moradores da região agradecem a iniciativa popular.

“Eu gastei quase R$ 4 mil [no meu carro] no início do mês passado. Tudo isso por causa da buraqueira, sem contar os pneus que estouraram”, contou o operador de máquinas Jocélio de Medeiros.

Grupo de uniu para fazer manutenção da GO-010, em Cristalina (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*