Professores do DF são incluídos em grupo de risco para vacina contra gripe

Os professores das redes pública e privada do Distrito Federal foram incluídos pela Secretaria de Saúde no grupo de risco da vacinação contra a gripe deste ano. A intenção é de prevenir que os profissionais de educação, que mantêm contato com grupo maiores de crianças, estejam prevenidos para não serem transmissores nem receptores do vírus. Apenas pessoas que estão no grupo de risco vão receber a vacina de graça. O restante terá de pagar até R$ 150 para se imunizar.

Até esta segunda-feira (17), o DF não teve nenhum caso de H1N1 confirmado. O governo já tem 188 mil vacinas disponíveis de dois lotes enviados pelo Ministério da Saúde. Pelo cronograma do governo, serão feitas mais cinco remessas. Neste ano, a secretaria pretende vacinar 90% dos grupos de risco, um total de 687.155 pessoas.

A campanha de vacinação, que teve início nesta segunda, vai vacinar até o dia 23 deste mês apenas profissionais de saúde. A partir da próxima segunda-feira (24), todos os grupos prioritários, que incluem também idosos, povos indígenas, puérperas (mulheres com até 45 pós-parto), gestantes, crianças entre seis meses e cinco anos, pacientes acamados, agentes penitenciários e presos terão acesso à vacina, que estarão disponíveis nas 130 salas de vacinação do DF.

O “dia D” da campanha, está marcado para o dia 13 de maio, das 8h às 17h. Na ocasião, pessoas dos grupos de risco poderão contar com mais 20 unidades móveis para se protegerem contra o vírus.

Segundo o secretário de saúde, Humberto Fonseca, o sábado foi escolhido por ser um dia em que há maior procura pela vacinação. Fonseca ressaltou a importância de pessoas dos grupos buscarem a prevenção.

“Essa vacinação reduz casos graves e também reduz significativamente o número de complicações, principalmente, na população de maior risco. Muito importante que a população que esteja nesse grupo esteja vacinada”, disse.

FONTE: G1GO

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*