NOTA PÚBLICA : FOMA DEFINE ESTRATÉGIA PARA A DEFESA DA MATA DA GROTA DO OLHO D´ÁGUA

​Formosa, 20 de julho – Em reunião realizada na terça-feira desta semana, 18 de julho, o Fórum Municipal de Meio Ambiente de Formosa, Goiás (FOMA) definiu estratégias para a defesa das nascentes e mata nativa remanescente em área do Condomínio Diamond Ville, ora em fase de implementação no Setor Sul de Formosa.

​Com base nos mapas do empreendimento, disponíveis em versão eletrônica na Superintendência Municipal de Meio Ambiente, o FOMA identificou os seguintes pontos de preocupação:

1. Embora exista na área nascentes intermitentes cercadas de vegetação nativa, protegidas pela legislação ambiental federal vigente, o FOMA desconhece os planos do empreendimento para a completa e integral proteção desse bem ambiental da comunidade formosense e do povo brasileiro.

2. O atual mapa eletrônico do projeto sinaliza: a) intervenção antrópica com corte de vegetação nativa para a construção de avenida dentro da mata; b) avanço do loteamento sobre franja considerável da mata, especialmente na área marcada como setor 02; c) presença por toda a área do loteamento, de espécies remanescentes de espécies nativas, algumas delas protegidas por legislação ambiental subnacional e nacional.

3. Desconhecimento, por parte da sociedade formosense, representada pelos membros do Fórum de Meio Ambiente, das ações e procedimentos do empreendimento para: a) preservação das nascentes; b) proteção da mata nativa; e) plano socioambiental do empreendimento e seus benefícios para o conjunto da comunidade formosense.

​Tendo em vista o acima exposto, o Fórum Municipal de Meio Ambiente vem a público informar que tomou as seguintes providências:

1. Encaminhar ofício à Promotoria Pública solicitando sejam tomadas medidas urgentes de prevenção de eventuais danos ambientais ao patrimônio ambiental em questão.

2. Estabelecer diálogo com o empreendimento para compreender o alcance do impacto das intervenções propostas e sugerir as readequações necessárias. Em conversa via telefone com os membros do Fórum durante a reunião do dia 18, o representante do empreendimento comprometeu-se: a) fazer modificações no projeto, com base nas preocupações expressas pelo FOMA; b) responder, por escrito, às indagações do FOMA até o começo da semana que se inicia no domingo, 23 de julho; e, c) participar de reunião com o FOMA em data próxima, a ser estabelecida de comum acordo.

3. Estabelecer, em caráter extraordinário, plantão permanente do FOMA para o acompanhamento da situação da Mata da Grota do Olho D´Água até a completa resolução deste problema. Para esta semana, encontram-se de plantão os seguintes membros do FOMA: João Gomes – 61 999 05 4427; Maurélio Moreira (Coordenador do FOMA) – 61 996 94 3604; Miro Bike – 61 992 25 55 40.

​A Coordenação do Fórum Municipal de Meio Ambiente informa que aguarda e compartilhará com a comunidade formosense as respostas da Promotoria de Justiça e da direção do Condomínio Diamond Ville, e convida a todos e todas para a próxima reunião do FOMA, marcada para a próxima quarta-feira, 26 de julho, às 19 horas, na sede do Sintraf-Ride, localizado à Avenida Ângelo Chaves, 13, Centro, com a seguinte pauta prevista: Plano Diretor de Formosa.


Fórum Permanente de Meio Ambiente – FOMA
Formosa – Goiás
Telefone(s): 61-996943604
forummeioambiente@gmail.com

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*