NA TRILHA DA MISSÃO CRULS

Releitura dos Caminhamentos Formosa já foi desde o século 18 citada para ser a Nova Capital do Brasil. Você sabe porque ficou de fora do quadrilátero central, se o Vértice NOROESTE situa-se na Fazenda Cipó, no Itiquira? Um dia estudiosos, cientistas, escritores, artistas vão refazer estas trilhas e ver o que mudou no nosso Planalto Central.

Teremos apoio da UnBTV, Regional de Ensino de Planaltina, intelectuais, empresários, da ALANEG- Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano vem se dedicando a esse projeto.

 

Você sabe quem foi o Visconde de Porto Seguro? Essas e outras respostas com os integrantes da nova trilha. Nesse final de semana visitamos o marco SE (Sudeste), colocado pela Expedição Exploradora do Planalto Central, em 1894, para demarcar um dos vértices área retangular do DF.

Após uma caminhada de 2 km numa área de pastagem, chegamos ao local onde ele se encontra, sob a sombra de uma única árvore no município de Palmital/MG, bem próximo ao Lago de Queimados. A área desse vértice estudada pela Missão Cruls acompanhava o curso do Rio Preto, onde passava tb a Estrada Real Formosa/Paracatu, identificada pelo antigo registro de Arrependido.

Esse registro, localizado na divisa de GO com MG, tinha a função de fiscalizar a fronteira dos dois estados. Hoje tem um posto de gasolina e tb um rio, ambos com a denominação “Arrependido”. Agora vamos programar uma expedição aos vértices NW, NE e SW.

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*