Crise hídrica: Caesb amplia racionamento e novas áreas terão rodízio

A Caesb divulgou nesta sexta-feira (1º) que São Sebastião, Fercal e os setores habitacionais Contagem, Boa Vista, Grande Colorado e Mansões Sobradinho serão incluídos no racionamento de água a partir da próxima quarta-feira (6). Segundo a Companhia, os poços tubulares e captações superficiais que abastecem estas regiões apresentaram expresiva redução de produção com a intensificação da seca no Distrito Federal.

Ainda de acordo com a Caesb, o aumento da demanda de água, a disponibilidade hídrica, a baixa umidade e o grande número de ligações clandestinas nessas regiões são os principais fatores que levaram ao racionamento de água.

Cerca de 150 mil habitantes serão atingidos pela medida. Em nota, a Caesb informou que o rodízio irá perdurar pelo tempo necessário para restabelecer as condições de segurança hídrica do abastecimento pelos reservatórios de água. As informações pertinentes e o cronograma do rodízio estarão disponíveis no site da Caesb (www.caesb.df.gov.br), bem como poderão ser obtidas pelo telefone 115.

O rodízio ocorrerá também no ciclo de seis dias, com a interrupção do abastecimento em áreas específicas durante 24 horas. Nos dois dias seguintes à interrupção, a localidade estará na situação de estabilização do sistema de abastecimento. Isso porque o abastecimento de água, depois de interrompido, não retorna de imediato. Ocorrendo, sim, de forma gradativa para que não haja danos às estruturas físicas, o que agravaria ainda mais a situação. Ou seja, teremos um dia sem água (24 horas), dois dias em fase de estabilização e três com abastecimento normalizado, e assim continuamente, até que o rodízio possa ser interrompido.

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*