“30 anos da Constituição Estadual de Goiás deste 1989”

Arquivo pessoal Dr° Heli Dourado

A Assembleia Legislativa realiza em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) na próxima quarta-feira (09) o seminário: “30 anos da Constituição Estadual de Goiás de 1989 – contribuições ao desenvolvimento” para analisar a história da legislação e homenagear os deputados constituintes.

Uma Comissão de Sistematização Constituinte foi formada com os deputados da 11ª Legislatura para promulgar a Constituição do Estado de Goiás, em processo resultante da Constituição Federal de 1988. Há 30 anos, em 5 de outubro de 1989 foi promulgada e teve a relatoria do então deputado Solon Amaral e presidência de Heli Dourado. Daquela legislatura, apenas o deputado Álvaro Guimarães (DEM) segue em cargo eletivo e cumpre o sétimo mandato na Assembleia Legislativa. A promulgação foi feita pelo então presidente da Casa, Milton Alves.

Arquivo pessoal Dr° Heli Dourado

“Eu tenho uma lembrança, primeiro nós esperamos aprovação da Constituição Federal, a promulgação dela, depois para adequar a Constituição Federal nós discutimos, debatemos e aprovamos suprapartidariamente a Constituição do Estado onde oposição e governo tiveram direitos iguais”, contou. “Foi um trabalho nós ficamos quase seis meses com a Comissão que era presidida pelo Heli Dourado e o relatório era feito pelo Deputado Solon Amaral”.

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*