Tempo em Goiás: 5 regiões voltam a ficar sob alerta de temporais

Foto: Reprodução

Conforme previsão do Inmet, nesta terça-feira (24/3), pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Também chove forte no Distrito Federal.

Em um comunicado publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cinco regiões do estado voltaram a ficar sob o alerta de temporais. Conforme a previsão do tempo em Goiás, nesta terça-feira (24/3), pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As áreas afetadas são: Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano. Também ficam sob o alerta o Distrito Federal, Mato-Grosso, parte de Rondônia e o Tocantins.

Tempo em Goiás: temporais e dias nublados

Até o fim desta semana as temperaturas devem variar entre 14ºC de mínima e 34ºC de máxima. Para hoje, a previsão é de dia encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas exceto no sul, onde fica nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Já nesta quarta-feira (25/3), o tempo em Goiás promete dia encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas no norte e oeste do estado. Encoberto a nublado com chuvas isoladas no leste, onde poderá ocorrer névoa úmida e/ou nevoeiros isolados ao amanhecer. Nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada e de nevoeiro e/ou névoa úmida pela manhã no sul do estado.

Orientações em caso de temporais

Em caso de chuvas intensas, o Inmet reforça: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

A Defesa Civil também divulgou dicas de segurança em caso de alagamentos em vias publicas ou residências em dias de temporais:

  • Mantenha os medicamentos e locais seguros;
  • Evite sempre o contato com água de alagamento ou enchentes;
  • Deixe sempre os equipamentos elétricos e eletrônicos desligados;
  • Mantenha o registro de gás e águas fechados;
  • Guarde os produtos de limpeza e alimentos fora do alcance das águas;
  • Transmita alarme aos vizinhos em caso de elevação das águas;
  • Não use telefone (o sem fio pode ser usado);
  • Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
  • Não se aproxime de cerca de arame, varais metálicos, redes de transmissão de energia.

Fonte: Dia Online Goias

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*