Temperaturas permanecem baixas até quinta (28) em Goiás

Cerração (nevoeiro) em Goiânia. Temperaturas em Goiás caem nesta semana (Foto: Alessandra Rodrigues/Leitora)

Goiânia registrou 13º C e Rio Verde chegou a ter 10º C na manhã desta segunda

As baixas temperaturas registradas nesta segunda-feira (25) no Centro-Sul do Estado de Goiás e em Goiânia, devem permanecer até pelo menos a próxima quinta-feira (28). A queda nos termômetros se deve a uma massa de ar polar que estacionou sobre boa parte do país.

O frio pegou o goiano de surpresa. Os termômetros registraram 13ºC na capital; enquanto Rio Verde, no Sul do estado, chegou a registrar 10ºC;  Itumbiara, Pires do Rio, Jataí e Anápolis também constataram baixas temperaturas na manhã desta segunda (veja na tabela abaixo).

A tendência é de que a escala de temperatura se mantenha por toda a semana, sobretudo no Centro-Sul de Goiás. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a mudança no tempo se deu primeiro por uma frente fria, que chegou no sábado e provocou pancadas de chuva.

Após a entrada da frente fria, houve a chegada da massa de ar polar, vinda do Polo Sul, o que derrubou as temperaturas e provocou cerração. nevoeiro, na manhã desta segunda em Goiânia e nas regiões Sul e Sudoeste de Goiás.

Previsão

Segundo estudos da Cimehgo, na terça (26), quarta (27) e quinta-feira (28) o ar frio avançará mais sobre o estado, influenciando além da região Centro-Sul, áreas da região Norte. Na sexta, a massa de ar polar começa a perder força e gradativamente as temperaturas voltam ao normal.

André Amorim destaca que este ano, o clima global não está sob influência do el niño ou la niña, o que facilita entradas de massa de ar polar e frente frias no Brasil e deve deixar as temperaturas mais amenas. “Estamos monitorando uma massa de ar polar que ainda não entrou no país. Mas é possível que nos primeiros 10 dias de junho, ela chegue a Goiás”, aponta o gerente do Cimehgo.

Fonte: Mais Goias
print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*