15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Arte Grupo Lance.

5 de junho é o dia em que o Ministério dos Direitos Humanos celebra a conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Desde 2006, o dia é reafirmado com realização de campanhas por todo o mundo.

“A violência contra a pessoa idosa é e deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos”, pontua o ministro Gustavo Rocha.

O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.

Nessa perspectiva, o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Rogério Ulson, relembra a importância do Estatuto do Idoso nesta. “O 19° artigo do 4° capítulo caracteriza a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico”, destaca.

 

Fonte: Governo Federal

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*