Governo libera treinos individuais de jogadores de futebol dos clubes de SP

Foto de arquivo mostra elenco do Corinthians em treino no CT Joaquim Grava — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O governo do estado de São Paulo atendeu nesta sexta-feira (19) a um pedido dos clubes de futebol para antecipar as avaliações físicas, os testes para Covid-19 e os preparos de condicionamento. A gestão João Doria (PSDB) havia liberado os treinos coletivos a partir do dia 1° de julho.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) disse que realizou ajustes no protocolo de retomada gradual aos treinos para o Campeonato Paulista – Série A1 e encaminhou a proposta ao governo do estado.

A entidade argumentou sobre a “necessidade do processo de readaptação física dos profissionais para que a retomada dos treinamentos, em 1º de julho, seja segura, uma vez que, devido à pandemia, os atletas foram obrigados a paralisar suas atividades por mais de 90 dias, um inédito e danoso período, especialmente para quem depende de sua condição física para exercer seu trabalho”.

A reportagem do Globo Esporte apurou que a decisão do governador João Doria de só liberar a volta aos treinos dos clubes de futebol a partir de 1º de julho havia enfurecido os cartolas paulistas.

Nesta sexta, Carlos Carvalho, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, autorizou os clubes sobre a antecipação dos preparativos para segunda-feira (22) para a realização de testes clínicos, físicos e fisiológicos, de forma individualizada.

A maioria dos clubes aguardava a decisão, mas o Corinthians já havia informado ao Globo Esporte que retornaria aos preparativos na própria quinta-feira (18), assim que o governo autorizou a retomada dos treinos.

A liberação segue vetada às cidades classificadas na fase vermelha do plano de flexibilizações do governo. Por hora, entre os clubes que disputam a série A1 do Paulistão, apenas o time do Botafogo, de Ribeirão Preto. A situação pode mudar se a região de Ribeirão, em 1º de julho, conseguir subir para a fase laranja do plano de flexibilização da quarentena.

O Campeonato Paulista foi paralisado na décima rodada. Apesar do retorno aos treinos, ainda não há previsão para o início das partidas.

Por TV Globo e G1SP

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*