Agroflorestas

Agrofloresta é um sistema que reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com a floresta. É o plantio de árvores exóticas e nativas consorciadas com culturas agrícolas, podendo ser implementado, também, espécies forrageiras e arbustivas, de acordo com um planejamento de espaço e período preestabelecido, com alta diversidade de espécies e interações entre as mesmas. O sistema agroflorestal é sustentável, produz renda com a geração de alimentos e ainda faz a recuperação de áreas degradadas.

Em geral, nos sistemas agroflorestais são realizados plantios de sementes e/ou de mudas. Os sistemas otimizam o uso da terra, conciliando a preservação ambiental com a produção de alimentos, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra para a produção agrícolade monoculturas.

Basicamente, área degradada é a área que, por ação natural ou antrópica (ação do homem), teve suas características originais alteradas além do limite de recuperação natural, exigindo, assim, a intervenção para sua recuperação. Portanto, o sistema agroflorestal é de fundamental importância para a geração de renda através de alimentos e recuperação dessas áreas degradadas que está intimamente ligada à ciência da restauração do nosso meio ambiente.

A exemplo disso, neste momento está sendo implantado um sistema de agrofloresta no Parque Ecológico Mata da Bica, a fim de se trabalhar com educação ambiental, verificar o comportamento das espécies num processo de recuperação com espécies consorciadas entre árvores nativas e frutíferas, assim realizar o preenchimento de áreas degradadas no interior da mata, e por fim observar o comportamento desse sistema para saber exatamente como replicar o sistema agroflorestal nos locais necessários.


Por Nátila Arnold, Engenheira Ambiental, Lance Goiás

natilaarnold@gmail.com

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*