Dicas para fazer uma excelente negociação de um imóvel em Goiânia

Conheça algumas técnicas para fechar um bom negócio

A compra de um imóvel é uma das escolhas mais importantes na vida de quem vai sair da casa dos pais , iniciar uma vida a dois ou simplesmente deseja um novo lar para a sua família. Mas encontrar o espaço ideal para todos é preciso fazer uma escolha inteligente e isso envolve saber realizar uma boa negociação.

 

Cumprir todas as etapas para comprar apartamento em Goiânia é uma jornada extensa, que envolve muitas emoções e expectativas, e para não deixar ser influenciado durante as escolhas é fundamental conhecer algumas técnicas de negociação que vão te ajudar a escolher a seu favor e assim fechar um bom negócio. Confira algumas dicas a seguir e saiba como fazer uma excelente negociação:

 

  • Pesquise sobre a região onde você pretende comprar um imóvel

 

Antes de iniciar a negociação e tentar conquistar um desconto no imóvel é preciso verificar se a sua proposta está dentro do que é proposto para a região. Isso porque para identificar se o valor que está sendo cobrado pelo imóvel é justo ou está sendo abusivo é preciso conhecer qual é o metro quadrado cobrado naquela região. Portanto realize uma pesquisa no bairro, busque por imóveis com características semelhantes ao que você está interessado como metragem, andar, estrutura de lazer, tamanho do condomínio, número de cômodos, varanda, vagas na garagem. Todos esses itens vão ajudar você a mensurar o valor da região e assim negociar e realizar uma proposta que esteja dentro do esperado para o mercado.

 

  • Entenda o valor cobrado pelo imóvel

 

É muito importante estar atento ao valor cobrado por casas à venda em Goiânia para fazer uma boa negociação. Sempre desconfie se o preço estiver muito abaixo do mercado. Isso pode ser um indício de que o proprietário precisa de valor urgente. Isso também pode significar que a casa necessita de reparos ou apresenta problemas que vão exigir consertos ou até mesmo uma grande reforma para ser solucionado. Por isso, esteja atento na hora de realizar a visita. Outra situação que exige bastante atenção do comprador é se o imóvel estiver com um preço acima do esperado para a região. Nestes casos, a pesquisa é uma ferramenta que vai te ajudar a ter argumentos de mercado para negociar um possível desconto ou redução no valor. Outra forma de entender o valor que está sendo cobrado por um imóvel é descobrir quanto tempo aquele imóvel está a venda. A falta de interessados ou o período de venda são alguns fatores que influenciam diretamente no preço. No caso de imóveis usados, o valor pode estar relacionado a questões como idade do imóvel, estado de conservação, vizinhança, valor do condomínio. Já imóveis novos apresentam um outro perfil uma vez que de 10 a 15% das unidades não são vendidas durante o período de obra e lançamento. Neste período a construtora é responsável por pagar o condomínio das unidades. Por isso quanto mais tempo o imóvel estiver a venda, mais ele recebe um desconto e assim pode ser adquirido por um valor mais acessível.

 

  • Exigia uma vistoria completa antes de comprar o imóvel

 

 

Antes de fechar negócio, procure fazer uma vistoria no imóvel, a fim de garantir a inexistência de qualquer problema futuro. Para realizar essa avaliação é importante contar com a presença de um profissional, seja ele um engenheiro ou um arquiteto. No caso de imóveis usados, ao detectar algum tipo de problema, isso pode ser utilizado como moeda de negociação, podendo abater o valor do conserto do custo do imóvel. Já no caso de imóveis novos, é bem provável que você comprador não se depare com esse tipo de problema uma vez que existe o prazo de garantia da construtora, embora esse possa a vir ser negociado com a construtora.

 

 

  • Faça uma contraproposta

 

Ao definir qual vai ser a forma de pagamento, não deixe de realizar uma contraproposta frente ao valor. Com uma proposta feita, é possível que a imobiliária ou o corretor consigam negociar um desconto com o proprietário e assim seja possível adquirir o imóvel por um valor abaixo ao colocado no mercado. Mas é importante negociar com cuidado, afinal o proprietário pode desistir da venda se as condições forem muito diferentes das definidas por ele no ato do anúncio. Por isso é importante se flexível, pois não aceitar um valor definido em busca de um desconto pode sair ainda mais caro do que o valor estipulado inicialmente.

 

 

  • Conheça mais sobre o proprietário

 

Ao buscar por imóveis em Goiânia uma etapa importante é buscar mais informações a respeito do proprietário, isso pode ser extremamente útil no momento da negociação. Vale questionar a respeito do motivo da venda, o critério para estabelecer o valor da unidade, a quanto tempo o imóvel está a venda. Dependendo do caso, se houver uma necessidade em relação grande necessidade em relação ao valor do imóvel, é possível que o proprietário esteja mais aberto a oferecer um desconto, que pode chegar até 20% do valor pedido inicialmente no imóvel.

 

 

  • Busque realizar o pagamento à vista

 

A forma de realizar o pagamento de um imóvel é algo muito particular, pois depende do orçamento e da condição de renda do comprador. Mas é comprovado que realizar o pagamento à vista só aumenta as chances de conquistar um desconto. Isso porque normalmente os compradores não detêm formas de pagar todo o imóvel à vista e muitas vezes acabam em optar por um financiamento que envolve questões mais burocráticas até mesmo como taxas, que dificultam a validade do desconto. Por isso o pagamento à vista aumenta as condições de negociação uma vez que dificilmente o proprietário vai receber uma segunda proposta a vista, o que dá mais liberdade para trabalhar na negociação do imóvel. É importante reforçar que é preciso ser flexível durante a conversa e se possível apresentar alguns fatos do imóvel e do mercado que sirvam para embasar os argumentos apresentados para solicitar tal desconto no valor total.

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*