Tecnologia e meio ambiente

Todos os dias a tecnologia apresenta algo inovador, e no meio ambiente não é diferente. Grandes avanços como energia solar, biocombustível, tratamento de água e esgoto são um marco na vida, na saúde e na sustentabilidade como um todo.

Considerando um contínuo desenvolvimento da tecnologia, a utilização de drones tem se destacado como uma ferramenta fundamental no meio ambiente. Por exemplo no mapeamento de grandes áreas, gerando ortofotos georreferenciadas com medidas precisas, coordenadas geográficas e imagens em alta resolução. Pode-se, também, fazer o monitoramento de pastos, realizar inspeções e controles de fauna e áreas específicas como áreas de preservação permanente. Épossível, também, gerar curvas de nível que é de extrema importância para projetos em geral, entre outras diversas possibilidades. Imagine ter que fazer o mapeamento de uma área com mais de 500 hectares, levará dias se o processo for feito diretamente no campo, percorrendo todo o terreno coletando ponto a ponto, e ainda correr o risco de ter que voltar ao local devido a alguma falha no processo. Ao contrário disso, é possível mapear grandes áreas em poucas horas graças aos drones, uma tecnologia que está crescendo cada vez mais. E o mais importante, a utilização dos drones tem praticamente zero impacto ambiental!

A tecnologia está aí crescendo diariamentefazendo com que a contínua observância no controle ambiental se torne mais eficaz e rápida, contribuindo para o aprimoramento da fiscalização e subsídio junto aos produtores rurais. Cabe a nós fazermos uso a favor do meio ambiente, aplicando as inovações de forma consciente, garantindo qualidade de vida para esta e futuras gerações.

Por Nátila Arnold, Engenheira Ambiental, Lance Goiás

natilaarnold@gmail.com

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*