Itego de Formosa ajuda alunos e colaboradores com o projeto Horta Social

 

Mais de mil mudas de hortaliças e frutas foram plantadas, e após a colheita serão doadas aos alunos, colaboradores e à população da região em vulnerabilidade social

Em tempos de pandemia, a solidariedade tem feito a diferença na vida de muita gente. E com o intuito de ajudar o próximo e propagar o bem, o Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Carmem Dutra Araújo, em Formosa, aproveitou os espaços ociosos existentes na unidade de ensino para a implantação de um projeto solidário chamado de Horta Social.

O objetivo do projeto, segundo o diretor da unidade, Rogério Martins, é incentivar a criação de hortas caseiras, levar o alimento/hortaliças para o prato das famílias de alunos e colaboradores e ainda proporcionar uma alimentação saudável à comunidade da região.

Alface, couve, tomate cereja, cheiro verde e rúcula são alguns dos itens cultivados pelo projeto que tem como parceiro o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano).

Mais de mil mudas de hortaliças foram plantadas. Além disso, o IF Goiano doou ao Itego mudas de maracujá, cajá-manga, caju, tamarindo e mamão. Para Rogério Martins, a colaboração da instituição parceira contribui para o trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas. “Quanto mais opções de frutas e hortaliças, melhor poderemos atender nossa comunidade, com variedade e alimentos saudáveis”, avalia.

O projeto Horta Social beneficiará primeiramente os colaboradores e os mais de mil alunos atendidos pela unidade de ensino com cursos gratuitos de capacitação, qualificação e cursos técnicos. Na próxima etapa, o projeto irá ajudar também a comunidade da região que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Rogério explica que neste primeiro momento as hortaliças serão doadas para cerca de 80 famílias e em uma segunda etapa, além da doação, haverá o incentivo, orientação e fornecimento de mudas para que essas famílias possam criar suas próprias hortas.

A horta na unidade educacional está sendo conduzida e supervisionada pela professora Letícia Gomes, graduada em Agronomia pela faculdade ICESP de Brasília, com apoio dos colaboradores Genivon Braga, Wagner Francisco. No Itego em Santo Antônio do Descoberto a solidariedade também é trabalhada por meio do projeto Horta Comunitária, que já beneficiou mais de 80 famílias e agora está sendo ampliada para atender duas escolas do município.

As hortaliças em Formosa podem ser colhidas em até 30 dias. As famílias interessadas a participar do projeto podem entrar em contato com a unidade de ensino através do telefone (61) 3642-2869, em horário comercial.

 

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*