Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump faz ameaças ao Brasil

WASHINGTON, DC - MARCH 19: U.S. President Donald Trump (R) and Brazilian President Jair Bolsonaro (L) participate in a joint news conference at the Rose Garden of the White House March 19, 2019 in Washington, DC. President Trump is hosting President Bolsonaro for a visit and bilateral talks at the White House today. (Photo by Mark Wilson/Getty Images)

“Nós não queremos ninguém nos tarifando”, disse o presidente dos EUA ao elogiar a boa relação que tem com Jair Bolsonaro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nessa segunda-feira (12/8) a possibilidade de tarifar produtos brasileiros caso o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) volte a taxar o etanol americano.

Ao elogiar a boa relação que tem com o presidente Jair Bolsonaro, Trump ressaltou que, se o Brasil impuser tarifas, os Estados Unidos vão realizar a mesma medida. O presidente norte-americano recorreu à política de reciprocidade como justificativa.

“Nós não queremos ninguém nos tarifando, embora eu tenha uma relação muito boa com o presidente Bolsonaro. No que se refere ao Brasil, se eles impõem tarifas, nós temos de ter uma equalização de tarifas”, disse, em coletiva.

Em setembro, o governo brasileiro decidiu aumentar a quantidade de litros de etanol americano que pode ser importada com tarifa zerada. A medida tem validade no próximo dia 31 de agosto. Fora disso, a alíquota é de 20%.

“Vamos apresentar algo que tenha a ver com tarifas, e com justiça. Porque muitos países, por muitos anos, têm nos cobrado tarifas para fazer negócios, e nós não cobramos deles [Brasil]. E isso se chama reciprocidade, se chama tarifas recíprocas, e talvez você veja algo sobre isso muito em breve”, prosseguiu.

Fonte: Metrópoles

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*