Governo de Goiás suspende temporariamente, a partir desta terça-feira (1º/09), os convites para testes de Covid-19 por meio do aplicativo Dados do Bem

TESTE RAPIDO PARA DETECCAO DE ANTICORPOS CONTRA SARS-CoV-2;CORONAVIRUS;COVID19;SAUDE;SESA;GOVERNO DO CEARA;MEDIDAS DE COMBATE AO CORONAVIRUS; FOTO © JOSE WAGNER/ GOV. DO CEARA

Goiás decidiu suspender temporariamente, a partir desta terça-feira (1º/09), os convites para testes de Covid-19 por meio do aplicativo Dados do Bem. A medida foi tomada por conta do atraso na divulgação dos resultados dos exames.

O atraso está ocorrendo devido a uma instabilidade na comunicação entre os sistemas de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) de Goiás e do estado de São Paulo, onde está sendo realizado o processamento dos testes. Dessa forma, as amostras coletadas são processadas, mas não está sendo possível o lançamento dos resultados no aplicativo.

O problema foi repassado ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), do Ministério da Saúde, que está buscando a solução para essa inconsistência. Os convites voltarão a ser enviados assim que a comunicação entre os sistemas estiver restabelecida.

Quem já recebeu o QR Code pode procurar o local indicado no aplicativo até quarta-feira (02/09). O teste será realizado e amostra enviada ao Lacen-GO.

Sigilo
O Dados do Bem é uma iniciativa de monitoramento epidemiológico desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox que permite a criação de mapas de distribuição da Covid-19, identificação de concentração de transmissão e análise da evolução da imunidade na população. É importante ressaltar que o projeto não utiliza os dados dos usuários para fins comerciais.

Como é praxe em investigações epidemiológicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos, dentro dos limites permitidos pela Lei Geral de Proteção de Dados. O processo conta com o consentimento do usuário, que ao baixar o aplicativo concorda com o envolvimento voluntário no levantamento epidemiológico. Além disso, antes de começar a usar a ferramenta, o indivíduo aceita os termos e dá seu consentimento para participar do estudo.

Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG)

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*