Agropecuária registra crescimento do PIB no 2º trimestre

Barreiras - BA, 29 de outubro de 2019. Diretoria executiva da CNA e Presidentes de Federações de Agricultura em visita técnica em propriedades no Oeste da Bahia. Foto: Wenderson Araujo/Trilux

Crescimento no período foi de 4,7%. “O setor confirma  força e importância, produzindo alimentos, gerando riquezas, empregos e desenvolvimento econômico e social”, avalia Antônio Carlos, titular da Seapa.

O saldo positivo na agropecuária tem sido registrado, continuamente, desde 2019.

A agropecuária foi a única atividade econômica em Goiás e no País a registrar resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2020, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo Informe Técnico de setembro, divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB) e com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o segundo trimestre de 2019, a agropecuária goiana cresceu 4,7% e a do Brasil cresceu 1,2%.

O saldo positivo na agropecuária tem sido registrado, continuamente, desde 2019, em todos os trimestres, do ano passado e deste ano, no comparativo ao mesmo período dos anos anteriores. “Com isso o setor agropecuário e o agronegócio goiano confirmam sua força e sua importância para o nosso Estado e para o País, produzindo alimentos para a população e exportando para o mundo, gerando riquezas, empregos e desenvolvimento econômico e social”, destaca o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

“O resultado mostra também que o Governo de Goiás tem acertado em suas políticas públicas voltadas para o setor. Conforme determinou o governador Ronaldo Caiado, vamos continuar trabalhando para manter nosso agro pujante e sustento da nossa economia”, completa.

Entre as causas do crescimento, o Informe Técnico destaca os números alcançados na última safra de grãos, especialmente da soja, com crescimento tanto na produção, quanto em produtividade. O Informe Técnico também destaca a participação da cana-de-açúcar, que teve aumento na produção e produtividade no período analisado.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*