A importância da árvore

No dia 21 de setembro foi comemorado o dia da árvore e podemos listar diversos benefícios que este ser vivo proporciona a população em geral como abrigo, sombreamento, produção de oxigênio, reflexão de parte da radiação solar, embelezamento da paisagem, bem estar geral, aeração do solo, dentre tantos outros. Sabemos que Formosa, como outras cidades, não teve um planejamento adequado quanto a arborização. Árvores inadequadas para o centro urbano como ficus, manguba e magueira por exemplo crescem muito e trazem problemas futuros, como tem ocorrido em Formosa em alguns pontos no centro da cidade em canteiros centrais. Para sanar essa problemática, o departamento ambiental vem realizando o manejo de algumas árvores quetrazem risco iminente de queda e realizando o plantio de árvores adequadas de acordo com o Manual de Arborização, no qual toda população pode e deve ter acesso. Basta solicitar o documento na Superintendência Municipal de Meio Ambiente.

É importante que a população queira participar da arborização de sua cidade, porém são necessários alguns cuidados como conhecer as espécies indicadas para uma calçada, praça ou quintal de casa. É preciso levar em consideração a profundidade da raiz, saber se passa algum tipo de tubulação de água ou esgoto, a altura que a árvore irá atingir, evitando que interfira na fiação elétrica. Isso tudo deve ser levado em consideração para que a ideia de sombra e ar puro não se transforme em problemas futuros. É importante salientar que para todo plantio em áreas públicas, o departamento ambiental deve ser consultado para que haja um trabalho em conjunto com a sociedade e um planejamento adequado.

Lembrando a todos os ouvintes da Lance FM que a Superintendência Municipal de Meio Ambiente realiza a doação de mudas nativas do Cerrado e frutíferas a toda população. São disponibilizadas duas mudas por pessoa como Ipê, Acerola, Oiti, Mutamba entre outras. Basta ir na sede do Parque Municipal Mata da Bica, ao lado da rodoviária.

Preservar não é moda, é sobrevivência!

Por Nátila Arnold, Lance Goiás

natilaarnold@gmail.com

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*