ANACRIM e OAB se unem em protesto na frente a delegacia em apoio a colega

Segundo relatos, o advogado Rodrigo Santos teria sido desrespeitado pelo delegado da 16ª DP. Manifestantes e advogados cobram explicações

Na manhã desta sexta-feira (2/10), a Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) organizou uma manifestação em frente à 16ª DP (Planaltina). Os presentes pedem explicações após um advogado ter sido desrespeitado, em 24 de setembro, pelo delegado da unidade.

O advogado Rodrigo Santos afirma ter tido as prerrogativas violadas durante exercício da profissão. “Eu estava na DP defendendo um cliente. Durante a conversa, o delegado se alterou e começou a gritar comigo”, conta Rodrigo. Assim, em um momento, ele foi algemado nos pés e nas mãos. “Fiquei duas horas detido e em uma posição desconfortável”, relata.

 

Rodrigo ainda conta que, em quase sete anos de profissão, tem tido problemas de relacionamento com alguns delegados. “Não é incomum, infelizmente. Isso quando não há abuso de autoridade com cidadãos comuns.

O protesto

Sob faixas e com gritos de ordem, cerca de 300 advogados se mobilizaram para apoiar Rodrigo. Com carro de som, eles ficaram na frente da delegacia pedindo respeito às prerrogativas da profissão.

 

Opinião da Ordem

Délio Lins, presidente da OAB-DF considera que o ato desta sexta-feira 2/10) é extremamente simbólico. “Estamos aqui para defender que os direitos humanos, de qualquer pessoa, sejam preservados”, diz.

Lins ainda afirma que a seccional está atenta aos possíveis abusos de autoridades. “Não precisa ser advogado, nenhuma pessoa deve ser algemada e presa sem motivo. Este tipo de atitude não será tolerada.”

Procurado pela reportagem, o delegado da 16ª DP não se manifestou sobre o assunto.

  • Zélio Lins, presidente da OAB-DF
    Zélio Lins, presidente da OAB-DFFoto: Samara Schwingel
  • Rodrigo Santos, advogado que acusa o delegado da DP de violar prerrogativas
    Rodrigo Santos, advogado que acusa o delegado da DP de violar prerrogativasFoto: Samara Schwingel
  • Manifestação
    ManifestaçãoFoto: Samara Schwingel

Por Correio Brasiliense

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por 𝗔𝗡𝗔𝗖𝗥𝗜𝗠 – 𝗚𝗢 (@anacrimgo) em

print