Lixo em áreas urbanas

Um dos grandes problemas ambientais que omundo enfrenta é o acúmulo de resíduos e suacorreta destinação.

Um dos inúmeros desafios dos órgãos públicos está na fiscalização de resíduos em locais impróprios, e Formosa não está isenta desta problemática.

Há algum tempo a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem recebido denúncias de caminhões despejando resíduos de construção civil em vários locais de fragilidade ambiental.

Destacamos os arredores da cidade, por exemplo o Setor Bela Vista que é próximo do Vale do Amanhecer.

Observa-se constantemente a presença deresíduos domiciliares (lixo orgânico) e de construção civil, principalmente às margens de ruas e rodovias, ou concentrados em locais de encostas.

É importante destacar, em grande parte dos casos, inexistência de culpa do proprietário da área, como também por problemas de coleta pela prefeitura. Percebe-se que pessoas não ligadas ao local insistem em depositar esses resíduos de forma inadequada.

Além de estar cometendo um crime ambiental, o indivíduo que descarta inadequadamente seusresíduos em terrenos baldios, beiras de ruas, rodovias, ou ainda, em áreas de proteção ambiental, também está colocando em risco a saúde pública e degradando o meio ambiente.

Formosa possui uma área específica para esse despejo, que é o aterro de resíduos de construção civil chamado de “Barroquinha”, localizado na GO-116 saída para o Itiquira.

Assim, não podemos permitir que essa situação continue em nossa cidade! Ajudem o nosso meio ambiente e denuncie qualquer atividade irregular de deposição de resíduos, se possível tirem fotos do veículo e ligue para a Secretaria de Meio Ambiente no (61) 3981-1071 ou pelo e-mail semma.formosa@gmail.com. Fique tranquilo que toda denúncia é anônima. Denunciando, você cidadão de bem, estará contribuindo para uma Formosa mais limpa.

Por Nátila Arnold, Lance Goiás

natilaarnold@gmail.com

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*