“Quanto menos você dorme, menos você vive”, diz neurocientista de Harvard

Quando pensamos em saúde e longevidade, logo lembramos de dieta e atividades físicas, certo? Está na hora de acrescentar um item a essa lista: dormir. Pelo menos é o que defende Matthew Walker, neurocientista de peso, considerado o “guru do sono”.

“Precisamos dormir bem” é o lema de Walker, que foi professor de psiquiatria em Harvard e, hoje, dirige o Laboratório do Sono e Neuroimagem na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Formado pela Nottingham University, no Reino Unido, o pesquisador possui PhD em neurofisiologia pelo Medical Research Council, de Londres.

Matthew Walker

“Precisamos dormir bem” é o lema de Matthew Walker

O especialista em sono já publicou mais de 100 artigos científicos e participou de programas como 60 Minutes, Nova, BBC News e NPR’s Science Friday. Ele também é fundador e diretor do Center for Human Sleep Science. Além disso, atuou como consultor científico para várias empresas de tecnologia, como a Google, a Hello e a Fitbit.

Matthew Walker ficou famoso, sobretudo, após sua palestra no TED, que atingiu rapidamente a marca de 1 milhão de visualizações. Para promover sua tese e alcançar o maior número de pessoas possível, o professor participa de eventos e fóruns e oferece workshops a empresários e profissionais da saúde.

No currículo, Matthew Walker acumula palestras no Google Tech, Royal Institute, Royal Society for the Arts e The Smithsonian. Ele também ajudou na produção do documentário Sleepless in America, da National Geographic, e do Curing Alzheimer’s, da BBC Horizon. Atualmente, também é consultor científico da empresa de terapia do sono Shuni e da empresa de rastreamento do sono Oura.

Estudo

A pesquisa de Walker é voltada para o impacto do sono na saúde da população. Autor do best-seller internacional Por que nós dormimos, o especialista apresenta um estudo revolucionário sobre como o repouso afeta o bem-estar físico e mental do ser humano.

Na obra literária, ele explica como aproveitar o sono para melhorar o aprendizado, o humor e os níveis de energia; além de regular hormônios; prevenir câncer, Alzheimer e diabetes; retardar os efeitos do envelhecimento e viver mais.

É válido ressaltar alguns pontos de seu livro. O primeiro é para desmentir a afirmação de que a chave para a vitória é acordar muito cedo. Para ele, pesquisas indicam que há limites na mudança do relógio biológico, e que outros fatores o determinam, como a luz solar, a genética e o gênero.

Outro aspecto destacado pelo autor da obra é a reafirmação de que os indivíduos precisam de sete a nove horas diárias de sono. Segundo o especialista, testes comprovam que a diminuição dessas horas afeta a saúde.

Walker também fala sobre os sonhos. De acordo com o neurocientista, todos os seres humanos sonham, mesmo que não se lembram. Para ele, sonhar é um mecanismo importante para o equilíbrio emocional, para a saúde mental e está ligado à solução de problemas e à criatividade. Sonhar é uma prova de que somos humanos.

mulher dormindo na cama

São necessárias sete a nove horas diárias de sono

Um ponto de vista do professor chama bastante atenção: ele acredita que fazer os adolescentes levantarem cedo de suas camas atrapalha a criatividade. Ele defende que os jovens dessa idade possuem um ritmo circadiano um pouco alterado e que seria de grande proveito deixá-los dormir mais.

Dormir é muito mais que um descanso

Matthew Walker garante que o período do sono vai além de um repouso simples. Ele declara que, enquanto dormimos, muitos processos acontecem no cérebro e no organismo. Há, portanto, um reboot e uma consolidação da memória e da saúde fisiológica.

A primeira fase do sono é a NREM, na qual as informações adquiridas e armazenadas durante o dia são direcionadas para a memória segura no córtex cerebral. Já na fase REM, que é conhecida por muitos, as novas memórias começam a fazer parte de tudo o que o cérebro guardou desde o nascimento do indivíduo.

É na REM que sonhamos. Para o pesquisador, o sonho é peça-chave da integração de memórias e emoções, além de servir como potencializador da criatividade.

 

pés de pessoa de fora do cobertor
O sonho é peça-chave da integração de memórias e emoções

Walker reflete sobre a tendência de muitas pessoas a não dormirem o suficiente. Isso acontece não somente por insônia, mas por falta de tempo. Ou seja, o indivíduo tem sono mas não tem a oportunidade de dormir.

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*