Vacina contra Covid-19 é 90% eficaz, afirmam Pfizer e BioNTech

A vacina experimental produzida pela empresa farmacêutica Pfizer é mais de 90% eficaz na prevenção da Covid-19 em participantes sem evidência de infecção prévia do novo coronavírus.

A informação foi divulgada pela própria companhia, nesta segunda-feira (9/11), e tem como base dados iniciais do estudo da terceira fase de testes. A vacina foi desenvolvida em parceria com a alemã BioNTech.

“Isso significa que estamos um passo mais perto de potencialmente fornecer às pessoas em todo o mundo um avanço muito necessário para ajudar a pôr fim a esta pandemia”, afirmou o diretor-executivo da Pfizer, Albert Bourla.

O estudo, contudo, ainda não teve os dados revisados por pares, nem foi publicado em revista científica. “Mais dados sobre segurança também são necessários”, completou Bourla.

O ensaio clínico da fase 3 começou em 27 de julho e inscreveu 43,5 mil participantes até o momento. Desses, 38,9 mil receberam uma segunda dose da vacina candidata em 8 de novembro de 2020.

A empresa estima que os dados de segurança após a segunda e última dose da vacina candidata — exigida pela orientação do FDA, agência do departamento de saúde dos Estados Unidos — estarão disponíveis na terceira semana de novembro.

Fontes: Metrópoles

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*