Presidente do TSE, Barroso adia eleições em Macapá devido ao apagão

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, atendeu a um pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e adiou as eleições municipais em Macapá, capital do estado. O primeiro turno em todo o país está previsto para este domingo (15/11) e o segundo, para o próximo dia 29. São informações do G1.

A Justiça Eleitoral do Amapá havia pedido nessa quarta-feira (11/11) o adiamento das eleições. Em ofício enviado à Corte, o TRE-AP alega que a falta de luz na capital está provocando ações de vandalismo. A decisão de Barroso vai a referendo pelo plenário do TSE nesta quinta-feira (12/11). A data para a realização do pleito não foi definida.

Ao analisar o pedido do TRE-AP, Barroso decidiu: “Tendo consultado todos os demais membros do tribunal, suspendo a realização das eleições municipais de Macapá/AP, até que se restabeleçam as condições materiais e técnicas para a realização do pleito, com segurança da população”.

Na decisão, Barroso esclareceu que a legislação eleitoral permite a remarcação do pleito em caso de “impossibilidade fática de realização da votação” em seções eleitorais “em número significativo”, atribuindo-se ao tribunal regional local a responsabilidade de definir a nova data de votação.
Fonte: Metrópoles
print