Presidente do TSE acompanha propostas de novas tecnologias para eleições, em Valparaíso de Goiás

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso visita a cidade de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, neste domingo (15). Ele acompanha quatro propostas de novas tecnologias para eleições. Na chegada, ele acenou para moradores e lembrou-os: “Não deixem de votar”, pediu.

O ministro viu algumas demonstrações de empresas selecionadas que podem revolucionar os próximos pleitos, por meio do projeto chamado Eleições do Futuro. Valparaíso e outras duas cidades – Curitiba (PR) e São Paulo (SP) – foram escolhidas para receber os testes.

As companhias exibem as novas tecnologias de fazem demonstrações com candidatos fictícios, para testar as inovações. O ministro disse que tem ficado “impressionado” com o que tem visto nas apresentações. De acordo com ele, o projeto foi desenvolvido para otimizar os próximos pleitos.

“Muitas vezes não se consegue concluir a licitação a tempo e a hora. Por essa razão, lançamos um projeto pelo qual convocamos empresas de tecnologia para apresentarem soluções para que o voto possa ser feito pelo celular, tablet ou computador”, explicou.

O TSE lançou um edital para que empresas de tecnologia apresentem, de forma gratuita, suas respectivas propostas. A expectativa é que as propostas apresentadas pelas empresas de tecnologia consigam garantir a identificação de cada eleitor e a transparência do processo eleitoral.

Fonte: G1 Goiás
print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*