Quilombola é eleito prefeito em Cavalcante, GO

A cidade de Cavalcante, na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, elegeu neste domingo (15) o único prefeito quilombola do país, segundo a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). Vilmar Kalunga (PSB) teve o equivalente a 35,68% dos votos, diante de 27,52% de Paradão (PTB).

Com o total de 5.491 votos válidos, a eleição do município foi definida em 1º turno, pois o município tem menos de 200 mil eleitores.

“Em 189 anos da cidade, é a primeira vez que vamos ter um prefeito kalunga, quilombola. Meu objetivo é a união, fazer um governo colaborativo, participativo. Queremos romper barreiras, não só dos kalungas, mas de todo mundo, em plena colaboração social”, disse Vilmar por telefone ao G1 nesta segunda (16). Os quilombolas que povoam a região são conhecidos como povo kalunga.

A Conaq fez um levantamento dos candidatos quilombolas eleitos em todo o país, dentre os quais Vilmar é o único a ocupar o cargo de prefeito. Além deles, segundo a organização, foram eleitos um vice-prefeito e 56 vereadores.

Ainda segundo a organização, Vilmar seria o segundo prefeito quilombola na história do Brasil. Antes, em 2012, Darcira foi eleita prefeita de Açucena (MG), e depois reeleita em 2016.

Em 2019, então como presidente da Associação Quilombo Kalunga (AQK), Vilmar falou ao G1 sobre a polêmica acerca da construção de uma hidrelétrica no município, e o impacto que isso teria no território kalunga.

Fonte: G1 Goiás

print