Secretaria da Retomada vai oferecer cursos para atender demandas de mão de obra de empresas que se instalarem em Goiás

Programa Mais Empregos receberá pedidos de capacitação específica para que trabalhadores goianos ocupem vagas oferecidas pelas novas companhias. Iniciativa do Estado, em conexão com os Colégios Tecnológicos, atende lema do governador Ronaldo Caiado de fazer uma gestão que vai devolver Goiás aos goianos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, vai oferecer cursos customizados de acordo com a demanda de mão de obra das empresas que se instalarem no Estado. A iniciativa visa capacitar, sem custos para as companhias, os trabalhadores goianos, para que eles ocupem as vagas de emprego oferecidas pelas novas indústrias, e evitar que elas contratem funcionários de outros estados. A solicitação dos cursos é feita via Programa Mais Empregos, e vai envolver a rede de 17 Colégios Tecnológicos espalhados por todas as regiões.

Segundo o titular da Retomada, César Moura, o que motivou a criação de cursos para as demandas das indústrias foi a necessidade de ocupar os postos de emprego com trabalhadores goianos. “Se a empresa que pretende se instalar em Goiás exige uma capacitação específica em uma área, o Governo de Goiás vai criar as conexões necessárias para garantir que os goianos passem por qualificação e ocupem estas vagas”, explica Moura.

Na prática, a empresa interessada em se instalar em Goiás vai ter, a partir do momento da assinatura do protocolo de intenção, a oportunidade de solicitar a quantidade de profissionais e a capacitação específica que precisa. Após o cadastro, que pode ser feito a partir de link no site da Retomada, as equipes do Mais Empregos e dos Colégios Tecnológicos vão trabalhar para profissionalizar os trabalhadores do município e da região onde a empresa se instalará.

César Moura lembra ainda que o programa de capacitação de trabalhadores goianos para ocupação de vagas de emprego em novas empresas atende o principal lema do governador Ronaldo Caiado. “O governador cita em praticamente todos os discursos que trabalha para devolver Goiás aos goianos. Nossos esforços na Secretaria da Retomada vão ao encontro desta orientação, e são reforçados agora com esta iniciativa do Mais Empregos”, comenta.

O problema da falta de mão de obra capacitada especificamente para as especialidades exigidas pelas empresas não é um problema de agora, muito menos apenas de Goiás. Pesquisa realizada no fim de 2019 pela empresa de recursos humanos Korn Ferry apontou que em 2020 haverá déficit de 1,8 milhão de pessoas para vagas mais especializadas. O estudo, realizado com empresário de todo o Brasil, estima que este número deve crescer a uma taxa de 12,4% ao ano, até chegar a 5,7 milhões de postos com funcionários sem competência ideal ou vagos até 2030.

O Programa de Cursos Customizados Para Empresas é realizado pela Secretaria da Retomada, em conexão com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), a Secretaria de Estado da Economia e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Fonte: Secretaria da Retomada – Governo de Goiás

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*