Serpes/ O Popular: Maguito lidera com 60%; vantagem de 20 pontos sobre Vanderlan

O ex-governador Maguito Vilela (MDB) lidera a primeira rodada da Serpes/ O Popular divulgada nesta segunda-feira, 23, com 60% dos votos válidos contra 40% de Vanderlan Cardoso (PSD).

Segundo o levantamento, realizado no último dia 20, o emedebista tem 43,9% das intenções de voto e o senador, no levantamento estimulado, em que os nomes dos dois candidatos são apresentados ao eleitor. 15% dos goianienses afirmaram que vão votar nulo ou não pretendem ir às urnas e 11,8% ainda estão indecisos.

No primeiro turno Maguito teve 36,02% dos votos válidos e Vanderlan, 24,67%, uma diferença de 11,35 pontos porcentuais. A votação do segundo turno será no dia 29 de novembro.

Os votos válidos são calculados a partir deste levantamento estimulado, excluindo a abstenção e votos nulos, e são aqueles considerados pela Justiça Eleitoral na apuração dos resultados.

No levantamento espontâneo, em que o eleitor não é informado sobre os candidatos, o porcentual de indecisos aumenta para 15%. Maguito alcança 42,3% e Vanderlan, 27,8%. Neste caso, 15% afirmam que vão anular ou não votarão.

Questionados em quem não votariam de jeito algum, 19,6% apontaram Vanderlan e 13,5% Maguito. O levantamento mede os efeitos das primeiras estratégias de campanha dos dois candidatos na nova etapa da disputa.

Vanderlan levantou dúvidas sobre o estado de saúde do adversário e acusou o grupo de aliados de mentir sobre a situação. Os maguitistas exploraram as declarações, além de seguir usando áudios e vídeos ditos pelo pessedista.

Metodologia 

A pesquisa Serpes foi realizada com 601 eleitores no dia 20 de novembro e tem margem de erro de 4 pontos e confiança de 95%. Registro no TSE sob o nº GO-07739/2020.

 

Por Poder Goiás.

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*