Datafolha: 56% dos brasileiros são contra o voto obrigatório

Pesquisa do Instituto Datafolha aponta que maioria da população brasileira é contra o voto obrigatório, como ocorre hoje no país. Segundo a pesquisa, 56% dos entrevistados defendem o voto facultativo; já para outros 41% responderam que são favoráveis à obrigatoriedade do voto. 1% dos entrevistados não soube responder e 1% se disse indiferente à essa temática.

No levantamento feito pelo instituto, em 2015, eram 66% dos brasileiros que se diziam contrários à obrigatoriedade do voto.

O Datafolha informou ainda que só em dezembro de 2008 que houve uma vantagem das pessoas que defendem o voto obrigatório em relação ao grupo contrário. À época eram 53% os que defendiam a obrigatoriedade e 43% contrários.

Nas eleições de 2020, realizadas em 15 e 29 de novembro, 1º e 2º turnos, respectivamente, o número de abstenção foi o mais alto da história no país. No primeiro turno, 23% dos eleitores não compareceram às urnas, já no segundo turno foram 29,5%. Analistas acreditam que no contexto político brasileiro, se o voto for facultativo, haverá um número expressivo de brasileiros que não participará dos pleitos eleitorais.

A pesquisa ouviu 2016 brasileiros, entre os dias 8 e 10 de dezembro, por telefone em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Por Diário de Goiás.

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*