Moradores começam a plantar 100 mil árvores em cidade de Minas

Projeto Cidade Viva é lançado em Contagem com o plantio de mudas no entorno da represa Vargem das Flores

Moradores e pelo menos dez entidades do movimento social de Contagem, na Grande Belo Horizonte, lançaram na manhã de hoje, no bairro Europa, o projeto Cidade Viva, que pretende plantar 100 mil árvores nos próximos anos, principalmente junto à represa Vargem das Flores, ameaçada pela especulação imobiliária. Na ocasião, foram plantadas mudas de árvores frutíferas, como jabuticabeiras e graviola, além de ipês e outras espécies.

Curiosamente, Contagem é a cidade mais arborizada entre os 34 municípios da Grande BH, mas constantemente sua área verde é ameaçada, como aconteceu há alguns meses, quando as árvores da Avenida Babita Camargo quase foram eliminadas pela prefeitura. Só foram salvas diante da mobilização social em torno da sua manutenção.

Represa Vargem das Flores garante água a Contagem e municípios vizinhos

Agora, o foco da preocupação dos moradores é a preservação da represa Vargem das Flores, responsável pelo abastecimento de água para Contagem, Betim e Belo Horizonte. Durante a atual administração da cidade, a terceira maior de Minas, com cerca de 650 mil habitantes, houve um grande avanço da especulação imobiliária no entorno da represa, chamando a atenção das entidades ambientalistas pela sua preservação, devido ao desmatamento da área.

Milhares de mudas já aguardam o momento do plantio
Jabuticabeira foi uma das primeiras árvores plantadas

Por Jornalistas Livres

Obs. Material editado com o apoio dos jornalistas livres de Contagem e Betim.

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*