Convênio garantirá R$ 10,6 milhões para projetos de irrigação em Goiás

Anúncio foi feito pelo governo do Estado

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) firmaram convênio para estudo e implementação de projetos públicos de irrigação no Estado. O investimento é no valor de mais de R$ 10,6 milhões.

A iniciativa, segundo o Governo de Goiás, visa contribuir com o desenvolvimento socioeconômico em todas as regiões do Estado, por meio do uso racional de recursos hídricos disponíveis. Para efetivação do projeto, a Seapa será responsável pelo acompanhamento, fiscalização e execução dos estudos, enquanto a Codevasf ficará encarregada de contratar equipe técnica para realização das análises.

Com isso, os diagnósticos vão ser feitos levando em consideração a atuação por regiões. Os resultados embasarão tomadas de decisão do poder público para determinar a condução das políticas para agricultura irrigada, considerando-se, inclusive, as consequências futuras no abastecimento urbano de Goiás. Os recursos serão liberados pela companhia após aprovação de proposta da Seapa.

A expectativa é de atendimento às demandas de todas as regiões goianas, com impacto direto nos produtores rurais e empreendimentos que usam recursos hídricos. O titular da Seapa, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, avalia que a melhor maneira de assegurar a elaboração de políticas públicas eficientes e proteger o meio ambiente está ancorada no planejamento. “A proteção e utilização adequada dos recursos hídricos são fundamentais para garantir nosso bom desempenho na agropecuária, que vem alcançando resultados melhores ano após ano”, destaca.
Aprovado no final do ano passado, o convênio entre Seapa e Codevasf tem vigência até dezembro de 2022. O calendário está em fase de elaboração pelas entidades envolvidas, e deve começar pelas regiões com maior possibilidade de expansão.

Por A Redação

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*