Jacaré é filmado no prédio da Universidade Estadual de Goiás, em Porangatu

Apesar de não estar recebendo alunos de forma presencial por causa da pandemia da Covid-19, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) recebeu um visitante um tanto diferente na segunda-feira (22), em Porangatu, no norte do estado. Um jacaré foi flagrado passeando pela universidade. Um vídeo feito pelo vigilante do local mostra o animal andando devagarinho em frente à cantina da UEG.

O flagrante foi feito vigilante Gerlis Ferreira, por volta de 12h. Segundo ele, não é a primeira vez que jacarés aparecem na UEG da cidade.

“Eu estava aqui e, de repente, me deparo com o jacaré aqui. Não é a primeira vez que eles vêm aqui, não. Com esse excesso de chuva, eles estão sempre aparecendo por aqui. Há uns tempos atrás, apareceu uma raposa. Outras vezes, capivaras”, disse.

Segundo Gerlis, é comum que em tempos de chuva esses animais saiam do Lago Grande, que fica próximo à universidade, e apareçam no local. Por já estar acostumado, ele disse que nem se assustou.

“Foi tranquilo, não tenho medo não, já sou acostumado, já [risos]. Nas primeiras vezes que eles entravam, a gente até acionava os bombeiros, mas como a gente foi acostumando, a gente deixou de ligar até para evitar atrapalhar alguma ocorrência deles, então a gente só pega eles e encaminha em direção à lagoa e eles vão embora sozinhos”, disse.

Imagem do alto mostra Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Porangatu, perto do Lago Grande — Foto: Divulgação/UEG

Imagem do alto mostra Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Porangatu, perto do Lago Grande — Foto: Divulgação/UEG

A coordenadora da UEG em Porangatu, Lucimar Marques da Costa, disse que há muitos jacarés no lago da cidade e eles já entraram outras vezes na UEG, mas que raras vezes foram em períodos de aulas presenciais, que estão suspensas devido a Covid-19.

Ainda de acordo com Lucimar, a visita do jacaré virou brincadeira entre os moradores da cidade, que dizem que o animal foi se inscrever no vestibular da UEG, que têm o último dia de inscrição nesta terça-feira (23).

“Estamos brincando que o jacaré veio fazer a inscrição para o vestibular da UEG, pois nesta terça-feira é o último dia de se inscrever. Eles aproveitaram que está tranquilo [sem aulas presenciais] e vieram estudar”, brincou a coordenadora.

Jacaré é filmado no prédio da Universidade Estadual de Goiás, em Porangatu — Foto: Arquivo pessoal/Gerlis Ferreira

Jacaré é filmado no prédio da Universidade Estadual de Goiás, em Porangatu — Foto: Arquivo pessoal/Gerlis Ferreira

Jacarés em Porangatu

 

Em março de 2020, imagens feitas por moradores de Porangatu mostraram um jacaré em uma calçada próximo ao Lago Grande, caminhando pela cidade (veja abaixo) . O flagrante foi feito após uma forte chuva na cidade que, na época, fez com que alguns moradores precisassem usar canoas em ruas devido aos alagamentos.

Jacaré visto em calçada de Porangatu após forte chuva na cidade — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Jacaré visto em calçada de Porangatu após forte chuva na cidade — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Dois anos atrás, em fevereiro de 2018, um jacaré foi visto andando por uma avenida de Porangatu (assista abaixo). O vídeo foi feito pelo telespectador da TV Anhanguera Uilton Rocha, morador da cidade, logo após uma forte chuva que transbordou lago da cidade.

Apesar dos flagrantes, não houve registros de que os animais tenham tentado atacar ninguém, segundo os bombeiros. A suspeita é que eles tenham saído do seu habitat durante o transbordamento do local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quem flagrar algum animal silvestre no ambiente urbano deve ligar para a corporação, não tentar capturá-lo por conta própria e manter a devida distância do bicho, já que ele pode reagir e até atingir as pessoas.

Fonte: G1 Goiás

print

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*