Central Humanizada da Covid-19 já realizou mais de 326 mil atendimentos

Atendimento é realizado por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem via ligações ou whatsapp, além de agendamento de testes e vacinas a acamados.

A Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19, uma das ações estabelecidas pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) para auxiliar no combate ao coronavírus, já atendeu mais de 326 mil pessoas desde o início da pandemia. Os atendimentos do programa são divididos entre ligações atendidas, contatos via WhatsApp, notificações registradas no E-SUS, pacientes monitorados e testes agendados.

Os profissionais envolvidos no processo de triagem e orientação são médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que conduzem o paciente sobre a melhor forma de lidar com a doença. Os atendimentos têm início pelo técnico de enfermagem, que faz a triagem e identifica o motivo da ligação, passando as primeiras orientações sobre as medidas de isolamento e biossegurança preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Caso o usuário esteja com sintomas ou não sanou sua dúvida, a ligação é encaminhada à equipe de enfermagem para avaliação se os sintomas estão relacionados à Covid-19, analisando os sinais de alarme para os casos moderados e graves e reforçando as orientações quanto às medidas de biossegurança.

O profissional de enfermagem notifica todos os casos suspeitos para a doença e avalia a necessidade da realização do teste ou atendimento presencial. Nos casos de incerteza sobre sintomas, o usuário é encaminhado para o atendimento médico. O profissional continua esclarecendo as dúvidas persistentes e aplica conduta de acordo com os sintomas registrados.

A Central realiza em média 1.116 atendimentos diariamente. Sendo 354 ligações, 238 contatos recepcionados pelo WhatsApp, 112 notificações registradas no sistema E-SUS, 164 monitoramentos de pacientes, 148 testes agendados, além de 100 pré-cadastros para vacinação de acamados.

Para entrar em contato, basta ligar no número 3524-6305 ou pelo WhatsApp 3267-6123 e seguir os passos indicados pelos profissionais.

 

 

 

 

 

 

Fonte: O Hoje

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