Novas doses contra covid podem fazer vacinação chegar a idosos com 79 anos

Com chegada de 53,5 mil porções da AstraZeneca e 28,8 mil da CoronaVac, público a partir dos 80 anos começa a ser imunizado.

As 82,3 mil doses da vacina contra a covid-19 que chegaram a Goiás nesta quarta-feira (24) serão distribuídas aos municípios nesta semana e vão reforçar o plano estadual de imunização. Somados os quantitativos das novas remessas de CoronaVac (28,8 mil) e AstraZeneca (53,5 mil), serão destinadas prioritariamente ao público com idade entre 80 e 84 anos. O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, diz que a campanha poderá chegar até idosos com 79 anos já nesta etapa.

“Com as novas doses, completa-se a imunização de pessoas com 80 anos ou mais e avançamos pra abaixo dessa faixa em torno de 7 mil doses”, garante o secretário. Como são necessárias duas aplicações da CoronaVac, o número de beneficiados com os lotes chegará a 67,9 mil goianos.

Ao receber pessoalmente a segunda remessa, na noite de quarta-feira (24), na Central Estadual de Rede de Frio, o governador Ronaldo Caiado (DEM) disse que terá uma reunião na próxima terça-feira (2) com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Pogóssovitch. “Vamos sentar e discutir a capacidade de entrega do governo russo e a de produção da empresa União Química”, detalhou.

Além do contato direto com representantes estrangeiros, o governador diz que tem negociado com donos de laboratórios para adquirir mais doses. As tratativas tornaram-se possíveis após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite a estados e municípios a aquisição de imunizantes, caso a União não cumpra o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.

Distribuição

Durante a entrevista coletiva na Rede de Frio, a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, informou que as vacinas começam a ser distribuídas para as 18 regionais a partir desta quinta-feira (25). “Cem por cento dos imunizantes da AstraZeneca serão para a dose 1”, explicou. Já as 28,8 mil da CoronaVac serão repartidas. “Metade fica guardada para garantir a segunda [aplicação] de quem recebeu a primeira”, complementou.

 

 

 

 

Fonte: Mais Goiás

print