Covid-19: “Nova variante já é parte do cotidiano”, diz Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou durante reunião com secretários de Saúde, nesta quinta-feira (25/2), que a nova variante do Sars-CoV-2 identificada em Manaus (AM) já é “parte do cotidiano” nacional. “Esse vírus, essa cepa, já faz parte do cotidiano. Já está em diversos estados brasileiros”, reconheceu o ministro.

Pazuello ainda ressaltou que o Brasil está em uma “nova etapa” da pandemia de Covid-19. “Na nossa visão, estamos enfrentando uma nova etapa da pandemia”, disse o ministro.

O chefe da pasta da Saúde afirmou ainda que a velocidade com que a nova variante “acontece em pontos focais pode surpreender o gestor em questão de estrutura”.

“Como ela se desenvolve em cada lugar, depende de outros fatores. Fatores climáticos, sociais, fatores de saneamento, fatores de cultura”, explicou.

Pazuello também adiantou que o ministério está trabalhando em três grandes ações para reverter esse quadro. São elas:

  • atendimento imediato na unidade básica de saúde;
  • estruturação em capacidade de leitos; e
  • a vacinação.

O ministro ainda ressaltou que a pasta está conversando muito sobre “como vamos apoiar estados e municípios e como cobrar ações dos gestores”.

Casos

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (25/2), o Brasil já ultrapassou a marca de 25o mil óbitos em decorrência da Covid-19.

Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 1.541 falecimentos, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o que eleva o número de mortes para 251.498.

O país só perde para os Estados Unidos em relação ao número de vítimas fatais da pandemia.

 

Fonte: Metrópoles

print