Anote 6 dicas para controlar o estresse e a ansiedade no lockdown

A pandemia da Covid-19 tem deixado as pessoas com os nervos à flor da pele. O lockdown e os anúncios de medidas restritivas mais rigorosas na última semana intensificaram os sentimentos de irritação, descrença e medo.

Especialistas em saúde mental afirmam que, para combater o estresse e a ansiedade, é importante manter uma rotina equilibrada em que o bem estar físico e emocional estejam em primeiro plano. Também é recomendado buscar apoio em outras pessoas como um bom amigo, ou um psicólogo, para falar sobre os sentimentos do período.

Veja 6 dicas que ajudam a combater o estresse a ansiedade do período:

Pratique exercícios físicos

Reserve ao menos 30 minutos do dia para se exercitar. As atividades físicas diminuem a quantidade de cortisol, que é o hormônio ligado ao estresse, no corpo. Também liberam endorfinas na corrente sanguínea, promovendo o bem-estar. Além de ajudar no controle emocional, os exercícios servem para espairecer, dosar os problemas e encontrar estratégias para solucioná-los.

Apesar das academias estarem fechadas, é possível praticar exercícios ao ar livre ou em casa.

Coma os alimentos certos

Banana, nozes e amendoim são alguns exemplos de alimentos que promovem o bem-estar físico e por isso devem ser incluídos na rotina diária. Se você estiver muito cansado ou estressado, vale a pena aumentar a quantidade habitualmente ingerida.

Os alimentos ricos em ômega 3, como salmão, truta e sementes de chia, também são excelentes opções porque melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o estresse e o esgotamento mental.

Descanse

O cansaço físico e mental é um dos desencadeantes do estresse e da ansiedade, por isso é fundamental seguir uma rotina com sono de qualidade.

Aproveitar os fins de semana para relaxar também ajuda, mas se isso não for suficiente, pode ser necessário tirar alguns dias de folga ou férias.

As massagens também podem ajudar a combater a tensão muscular, trazendo alívio para dor nas costas e sensação de peso na cabeça e no pescoço.

Invista em calmantes naturais

Os ansiolíticos só devem ser tomados com indicação médica. No entanto, existem diversos remédios naturais à base de plantas medicinais que podem ser úteis para acalmar o sistema nervoso.

Alguns exemplos são as cápsulas de valeriana ou maracujina e os chás de lavanda ou camomila, que quando ingeridos regularmente contribuem para uma noite de sono reparador. Pingar duas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro também ajuda a acalmar e a pegar no sono com mais facilidade.

Faça terapia

As técnicas de relaxamento contribuem para acalmar e encontrar novamente o equilíbrio emocional. Procurar um psicoterapeuta pode ser uma boa ideia quando achar que não consegue vencer os problemas emocionais sozinho. Ele poderá indicar algumas estratégias para que você se acalme. Desde o início da pandemia, os atendimentos online estão liberados.

Administre melhor o tempo

Outra estratégia que ajuda muito no combate ao estresse é administrar melhor o tempo definindo tarefas, objetivos e prioridades. Com pequenas alterações no cotidiano, é possível ter uma rotina mais leve. (Com informações do portal Tua Saúde)

 

Fonte: Metrópoles

print