
A pandemia da Covid-19 tem deixado as pessoas com os nervos à flor da pele. O lockdown e os anúncios de medidas restritivas mais rigorosas na última semana intensificaram os sentimentos de irritação, descrença e medo.
Especialistas em saúde mental afirmam que, para combater o estresse e a ansiedade, é importante manter uma rotina equilibrada em que o bem estar físico e emocional estejam em primeiro plano. Também é recomendado buscar apoio em outras pessoas como um bom amigo, ou um psicólogo, para falar sobre os sentimentos do período.
Veja 6 dicas que ajudam a combater o estresse a ansiedade do período:
Pratique exercícios físicos
Reserve ao menos 30 minutos do dia para se exercitar. As atividades físicas diminuem a quantidade de cortisol, que é o hormônio ligado ao estresse, no corpo. Também liberam endorfinas na corrente sanguínea, promovendo o bem-estar. Além de ajudar no controle emocional, os exercícios servem para espairecer, dosar os problemas e encontrar estratégias para solucioná-los.
Apesar das academias estarem fechadas, é possível praticar exercícios ao ar livre ou em casa.
Coma os alimentos certos
Banana, nozes e amendoim são alguns exemplos de alimentos que promovem o bem-estar físico e por isso devem ser incluídos na rotina diária. Se você estiver muito cansado ou estressado, vale a pena aumentar a quantidade habitualmente ingerida.
Os alimentos ricos em ômega 3, como salmão, truta e sementes de chia, também são excelentes opções porque melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o estresse e o esgotamento mental.
Descanse
O cansaço físico e mental é um dos desencadeantes do estresse e da ansiedade, por isso é fundamental seguir uma rotina com sono de qualidade.
Aproveitar os fins de semana para relaxar também ajuda, mas se isso não for suficiente, pode ser necessário tirar alguns dias de folga ou férias.
As massagens também podem ajudar a combater a tensão muscular, trazendo alívio para dor nas costas e sensação de peso na cabeça e no pescoço.