Mais de cinco mil kalungas serão vacinados contra covid em Goiás

“Esta foi busca muita grande da associação. Isso representa muito, é um grande avanço”, diz Natália Moreira.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) utilizou o Twitter para anunciar que, nesta sexta-feira (5), o Estado irá vacinar mais de 5 mil adultos das comunidades Kalunga de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás, contra a Covid-19. Na ocasião, eles receberão a primeira dose da vacina. Secretária da Associação Quilombola Kalunga, Natália Moreira dos Santos celebrou a conquista. “Esta foi busca muita grande da associação. Isso representa muito, é um grande avanço.”

Ela afirma, ainda, que quase todos os adultos que vivem nas 39 comunidades dos três municípios devem ser imunizados. Infelizmente, nem todos já estão sabendo da notícia. Contudo, ela esclarece que vacinação ocorrerá de casa em casa para que ninguém fique de fora.

“Mas sei que chegando aos núcleos das comunidades, a notícia corre”, diz otimista. Segundo ela, a expectativa é a que a vacinação ocorra da forma mais rápida e tranquila possível.

Caiado

“A emoção é grande em anunciar que amanhã todos os 5.252 adultos das comunidades Kalunga de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19”, escreveu Caiado, no Twitter, ao anunciar a primeira dose da vacina.

 

 

Em outra rede social, ainda, ele lembrou que os quilombolas têm séculos de história e ressaltou a importância cultural do mesmo. “Esse povo, minha gente, carrega séculos e séculos de história na pele. São pessoas que preservam sua cultura como quem cuida do bem mais precioso. Eu fiz o compromisso de cuidar de cada um dos 7,2 milhões de goianos, sobretudo dos mais vulneráveis”, disse.

Fonte: Mais Goiás
print