Arrume sua bagunça mental com as dicas da neurocientista Caroline Leaf

Um ano se passou desde que o Brasil identificou a primeira contaminação pela Covid-19 no final de fevereiro de 2020. Atualmente, o país enfrenta mais uma sequência alarmante de mortes diárias por conta da doença. No meio do turbilhão da pandemia, a ideia de manter a mente sã parece complicada. Encontrar o equilíbrio enquanto a realidade está de cabeça para baixo é a missão da neurocientista Caroline Leaf.

Desde o início da carreira, em 1980, Caroline pesquisa neuroplasticidade, natureza da saúde mental e formação da memória. A especialista escreveu 19 publicações. A mais famosa traz o título Ative seu Cérebro (2018). Nessa terça-feira (2/3), ela lançou o livro Cleaning Up Your Mental Mess (Limpando a sua Bagunça Mental, em tradução do inglês), que ensina um ciclo para restaurar de forma eficaz a mente e o cérebro.

De acordo com a neurocientista cognitiva, a mente humana está relacionada ao modo de pensar, sentir e escolher. “Você pode passar três semanas sem comer, três dias sem água, três minutos sem oxigênio, mas nem mesmo passa três segundos sem usar sua mente. Ela está funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana”, escreveu na publicação recém-lançada.

Neuroplasticidade

Não se pode conter os eventos e circunstâncias, mas dar para controlar as respostas, conforme explicou Caroline no podcast Revolution Health Radio. A profissional foi uma das primeiras a investigar o poder da neuroplasticidade, ou seja, fenômeno pelo qual o sistema nervoso se organiza em reação ao aprendizado e a novas experiências. À época do início dos estudos da cientista, a filosofia vigente era de que o cérebro não podia mudar. Ela provou o contrário.

Doutora pela Universidade de Pretória, na África do Sul, Caroline afirma ser “perfeitamente humano” sentir depressão, ansiedade, medo ou tristeza devido à Covid-19, principalmente aqueles que perderam alguém próximo ou algo importante, como um negócio financeiro. “Nenhuma poção mágica fará a doença sumir. O que devemos fazer é aprender a administrar as reações emocionais a fim de pensar com clareza para que a situação não prejudique a vida”, reforça.

Cooper Neill/Getty Images for MegaFest 2017Caroline Leaf
A especialista tem doutorado em patologias da comunicação

A cientista ensina a desenvolver a resiliência e determinação por meio da neuroplasticidade e gerenciamento da mente: “Quando estou com essa dor, depressão, ansiedade ou preocupação com essas circunstâncias, como vou viver comigo esses momentos? O processo consiste em abraçar em vez de fugir, dando-se permissão para sentir. É normal. Ao aceitar, você reprocessa, se desconstrói e reconstrói para encontrar a sabedoria de como seguir em frente mesmo perante a situação difícil”.

“Você tem de encontrar o seu código de felicidade. Redefina como uma sensação de paz. Isso é o que eu posso fazer, já isso eu não posso fazer, e estou bem. Faz parte me sentir deprimido, às vezes, e ansioso também”, declarou a especialista em saúde mental em entrevista ao blog Mind Body Green.

Neurociclo

Tirar um tempo para descansar e ter a sensação de que está mais exausto do que antes, mesmo ficando horas deitado. Se a situação parece familiar, bem-vindo ao grupo, brincou Caroline Leaf em um artigo publicado no seu blog homônimo. Segundo a cientista cognitiva, mesmo com as toneladas de informações sobre incentivar o autocuidado como parte da rotina, os esgotamentos físico, mental e emocional continua.

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