Testagem detecta 24,6% de infectados com covid na região Norte de Goiânia

Taxa supera em quase 10 pontos percentuais o índice geral de positividade na Capital, que chegou a 15,6%.

A testagem ampliada para a Covid-19 realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou mais uma semana de alta nos casos positivos. A região Norte da capital, no Centro de Saúde da Família (CSF) São Judas Tadeu, foi a que apresentou mais casos positivos, tendo 24,6% dos testes apontando para a presença do coronavírus. Já a região Noroeste teve o índice de positividade de 19,3% no CSF Novo Planalto. A porcentagem geral de pessoas que fizeram o teste durante a ação e tiveram a confirmação da doença foi de 15,6%.

De acordo com a SMS, a ação ocorreu em 11 unidades de Saúde do município localizadas em várias partes da capital.  A diretora de Vigilância Epidemiológica, Grécia Carolina Pessoni, explicou que vem percebendo um aumento significativo nas últimas semana.

“Muitos que têm procurado os locais para realizar o teste já estão com sintomas. A estratégia foi utilizar pontos espalhados na cidade para atender o maior número de pessoas, mas os casos só aumentam”, pontou Grécia.

O órgão ressaltou que todos os casos positivos serão acompanhados de forma diária através da Central Humanizada para a Covid-19. “Com o aumento de casos e ocupação de leitos, a única forma de diminuirmos a disseminação do vírus é permanecendo em casa, utilizando máscara e higienizando as mãos. Mesmo com a vacinação iniciada, temos que ter o máximo de cautela para que possamos vencer juntos essa batalha”, conclui a diretora.

Balanço

Desde o início da testagem ampliada da população, no dia 5 de agosto de 2020, Goiânia já realizou o exame em 134.120 pessoas, sendo que 15.929 tiveram resultado positivo para a Covid-19, representando 11,8% do total.

Fonte: Mais Goiás
print