Higienizar as mãos previne infecções graves

A higienização das mãos é uma alternativa importante para prevenir infecções que podem ser graves ou até fatais. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ato de higienizar as mãos corretamente impede o risco de transmissões cruzadas de microorganismos, incluindo a covid-19.

Segundo o médico Nivaldo Iunes, a recomendação é de que se lave às mãos de acordo com os objetos que se manuseia “Sempre recomendamos que as pessoas lavem às mãos com água e sabão por ao menos um minuto ou que use álcool em gel 70% após pegar em superfícies compartilhadas”, explica.

“Este ato de higiene previne diversas doenças, e como estamos no período de pandemia, onde a doença se espalha tanto pelo ar quanto por superfícies, é sempre bom aumentar a frequência para prevenir o contágio”, completa.

A forma mais completa de se lavar as mãos demora entre 30 e 40 segundos com água e sabão em abundância, lavando as unhas, entre os dedos e até o meio dos pulsos. Desta forma, grande parte dos microorganismos são eliminados. Desta forma, doenças como diarreia, conjuntivite, gripe e até o coronavírus podem ser prevenidas.

Já ao utilizar o álcool em gel, é necessário friccionar as mãos por ao menos 20 segundos, para que a maioria dos microorganismos que causam doenças serem eliminados.

 

Por O Hoje

print