Champions volta com Juventus em busca da virada e esperança de mais gols de Haaland

Por Redação do ge — Dortmund, Alemanha, e Turim, Itália

Depois de uma semana de pausa, a Liga dos Campeões volta nesta terça-feira para definir seus dois primeiros classificados para as quartas de final. Em Turim, a Juventus, de Cristiano Ronaldo, tenta salvar a temporada e busca a virada contra o Porto, após ter perdido por 2 a 1. Em Dortmund, o Borussia espera pelos gols de Haaland para confirmar a vaga diante do Sevilla depois do 3 a 2 na Espanha.

Juventus x Porto Borussia Dortmund x Sevilla acontecem nesta terça, às 17h, com acompanhamento em tempo real no ge

 

 

Em campo nos dois jogos, estarão dois dos maiores artilheiros da temporada. Cristiano Ronaldo e Haaland ficam atrás apenas de Lewandowski, do Bayern de Munique, em gols marcados em 2020/21 entre jogadores das equipes das cinco grandes ligas (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália). Veja o Top-5 no momento:

  1. Lewandowski: 37
  2. Haaland: 29
  3. Cristiano Ronaldo: 27
  4. Mbappé: 25
  5. Kane, Messi e Salah: 24

 

 — Foto: Infoesporte/ge.globo

— Foto: Infoesporte/ge.globo

Em seu terceiro ano na Juve, Cristiano vive a fase mais goleadora na equipe. Tem média de quase um gol por partida, com seus 27 marcados em 31 jogos. Contra o Porto, ele passou em branco depois de ter garantido todos os gols da Velha Senhora nos jogos de mata-mata da Champions nas duas temporadas anteriores, contra Atlético de Madrid, Ajax e Lyon.

Antes de chegar à Juventus, Cristiano passou oito anos seguidos no Real Madrid sem cair antes das semifinais. E foi campeão quatro vezes. Na Itália, porém, foi eliminado nas quartas em seu primeiro ano e, na temporada passada, tropeçou diante do Lyon.

Uma vitória por 1 a 0 contra os Dragões dá a vaga à Juve. Atrás de Inter e Milan na briga pelo Deca no Italiano, a Champions é a esperança de um título de expressão para Pirlo em seu primeiro ano à frente da equipe. E o treinador sabe em quem confiar para garantir a vaga.

– Estes são os jogos para Cristiano, ele sempre provou isso. Ele seguiu um programa de treinamento especial estes dias, está sereno e ansioso para jogar – declarou o treinador, que poupou seu craque na última rodada da Serie A, diante da Lazio.

O Porto jogou quatro vezes desde que venceu a Juve no Estádio do Dragão: ganhou dois jogos, perdeu um e empatou outro. É cobrado por um melhor desempenho. Mas o técnico Sérgio Conceição não se abala. E garante que não vai mudar o estilo diante da possível pressão do rival.

– Em casa ou fora preparamos os jogos de forma igual. Os últimos resultados em casa não foram como nós queríamos, mas não é que nos sintamos mais confortáveis por jogar fora, somos uma equipe grande e o fator casa acredito que com público poderia dar algo mais à equipe, exatamente pela paixão dos torcedores. Mas a preparação é exatamente igual – avaliou.

A Juventus não vai ter Dybala, lesionado, Bentancur, em quarentena com coronavírus, e Danilo, suspenso. Chiellini e Arthur são dúvidas. O Porto vai com força máxima para a partida.

Prováveis escalações:

  • Juventus: Szczęsny; Cuadrado, Bonucci, De Ligt, Alex Sandro; Chiesa, Rabiot, Arthur, Ramsey; Morata, Ronaldo
    Técnico: Andrea Pirlo
  • Porto: Marchesín; Manafá, Pepe, Diogo Leite, Zaidu; Sérgio Oliveira, Uribe, Otávio, Corona; Marega, Taremi
    Técnico: Sérgio Conceição

 

Hoje tem gol do Haaland?

 

O Borussia Dortmund tem caminho pavimentado para garantir o que não consegue desde 2017, quando esteve nas quartas de final pela última vez. Com o triunfo por 3 a 2 na Espanha, os alemães podem perder por um gol de diferença, desde que o Sevilla não faça quatro ou mais gols.

Artilheiro da Champions, com oito gols, Haaland preocupou a torcida ao ser substituído no clássico contra o Bayern de Munique, mas deve ir para o jogo. E se ele está em campo, é quase certo que balance as redes. Na sua carreira, o norueguês atuou em 13 partidas pelo torneio continental. Tem 18 gols e só não marcou em dois jogos.

Técnico do Sevilla, Julen Lopetegui admite preocupação com jovem atacante da equipe alemã, autor de dois gols no jogo de ida. Mas mantém a confiança.

– A equipe está viva, convicta, empolgada, querendo jogar a segunda rodada das oitavas de final. Será um jogo difícil e complicado, mas vamos tentar com todas as nossas forças e coragem. É uma grande equipe, que tem Haaland, que é um grande jogador. Mas primeiro vamos enfrentar uma equipe com um grande treinador e jogadores do mais alto nível – afirmou o espanhol.

O Sevilla tenta igualar sua melhor campanha na Champions, obtida há três anos. Em 2018, chegou às quartas e foi eliminado pelo Bayern de Munique. Os espanhóis terão o desfalque do lateral Aleix Vidal. O Borussia Dortmund, por suavez, tem uma baixa de peso: Sancho, com problema na coxa.

Prováveis escalações:

  • Borussia Dortmund: Hitz; Meunier, Can, Hummels, Schulz; Delaney; Bellingham, Dahoud; Reus, Hazard; Haaland
    Técnico: Edin Terzic
  • Sevilla: Bono; Navas, Koundé, Diego Carlos, Acuña; Jordán, Fernando; Ocampos, Rakitić, Gómez; En-Nesyri
    Técnico: Julen Lopetegui

 

Fonte: Globo Esporte
 
print