Sistema financeiro global está preparado para suportar choques, diz BC

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central (BC) divulgou, nesta terça-feira (9/3), a ata da última reunião. A instituição mostrou que os bancos no país continuam saudáveis e preparados para cenários econômicos piores que o atual.

O BC também alertou que as perdas de crédito podem ser superiores aos níveis estimados, embora não seja o esperado pela autarquia.

“Diversas medidas adotadas para combater os efeitos econômico-financeiros da crise de Covid-19 contribuíram para garantir que as instituições financeiras (IFs) mantivessem seus níveis de capital e liquidez robustos”, apontou o colegiado.

“Simulações do Banco Central do Brasil (BCB) e testes de estresse realizados pelas principais jurisdições indicam que o sistema financeiro global está preparado para suportar choques adicionais”, justificou o BC.

A autarquia explicou que a preservação da solvência das empresas depende da velocidade de recuperação da atividade econômica. “Em algumas jurisdições relevantes, já se observa elevação do número de pedidos de falência para acima dos níveis pré-pandemia”, afirmou, em nota.

Para o colegiado, no entanto, a possível retirada de medidas emergenciais e a incerteza sobre até quando vai a pandemia podem afetar a qualidade do crédito no país.

“O Comef avalia que o Sistema Financeiro Nacional mantém reservas robustas para fazer frente a essas incertezas graças ao aumento das provisões realizado pelas instituições, à melhora na capitalização e à restrição à distribuição de resultados em 2020”, relatou o documento.

Fonte: Metrópoles

print