Goiás recebe novas 69,8 mil doses de vacina contra Covid-19

Nova remessa com 69,8 mil doses de CoronaVac chegaram a Goiás na noite de terça-feira (9). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) armazenou a vacina na Rede de Frios, em Goiânia, e deve distribuí-la para as 18 regionais nesta quarta-feira (10).

Com a chegada desse novo lote, Goiás recebeu o total de 584.280 doses, somando as vacinas CoronaVac e AstraZeneca.

A SES informou que essas doses devem ser aplicadas em idosos. Cada município está organizando as aplicações conforme a população de cada faixa etária. A pasta informou ainda que tem conseguido manter a campanha de imunização sem suspensões.

Assim como nas remessas anteriores de CoronaVac, a SES deve enviar aos municípios, inicialmente, apenas a metade do total de vacinas recebidas, para ser aplicada como 1ª dose. Só depois da janela apropriada de tempo para a aplicação do reforço que a secretaria enviará o restante para ser aplicado como 2ª dose.

O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, explicou que, além de manter o programa de vacinação no estado, a pasta prevê abertura de mais leitos para atender pacientes com Covid-19, já que a maioria dos hospitais em Goiás estão atendendo já na capacidade máxima.

“Aparecida até o fim da semana deve abrir mais 100 [leitos]. Goiânia também mais 100 leitos. Nossa equipe esteve em Iporá, que tem programação de abrir 10 leitos lá. Dentro de dois dias, o tanque de oxigênio chegando a Uruaçu, vamos poder abrir 166 leitos para atender a região”, disse.

Até terça-feira (9), a SES havia contabilizado que 418.588 moradores do estado contraíram o vírus desde o início da pandemia. As mortes decorrentes da doença chegaram a 9.012.

Fonte: G1 Goiás

print