Estoques de doações de sangue tem redução de 49% em Goiás

A Hemorrede Pública de Goiás registrou redução de 49% nos estoques de sangue e hemocomponentes, em fevereiro. A diretora técnica da unidade do Governo de Goiás, Ana Cristina Novais, destaca que este é o pior cenário enfrentado desde o início da pandemia.

“O número de doadores voluntários caiu, e estamos com a coleta 32% abaixo do ideal. Isso é reflexo do alto número de pessoas que estão inaptas por terem tido contato com pessoas com Covid nos últimos 14 dias ou que tiveram a doença e ainda não completaram 30 dias sem os sintomas”, explica a diretora técnica.

Pode doar a pessoa que estiver saudável, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 59 anos. Para segurança do doador diante da pandemia da Covid-19, deve-se agendar o atendimento pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Além disso, é necessário apresentar documento com foto.

A Hemorrede orienta que quem tomou a vacina contra o coronavírus deve aguardar 48 horas para fazer a doação. No caso da Coronavac ou Covaxin, o prazo é de sete dias e para a vacina da febre amarela, só pode doar após 30 dias.

Serviço

Onde doar – Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz
Endereço – Avenida Anhanguera, nº 5.195, Setor Coimbra, em Goiânia, e unidades da Hemorrede no interior do Estado (Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu)
Quando doar – de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Como solicitar a unidade móvel – (62) 3201-4570/41.01 ou hemocentro.captacao@idtech.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: O Hoje

print