As cachoeiras e os perigos no período de chuvas

Nossa região possui duas épocas distintas em todo ano, que são os períodos de chuvas e o de seca. Neste mês, Formosa tem sofrido com fortes chuvas, ocasionando diversos problemas na cidade e devido a isto, as cachoeiras, naturalmente, têm um aumento em seu volume de água.

Nesta semana, circulou um vídeo nas redes socias sobre a Cachoeira do Itiquira, mostrando o grande volume de água, e algumas pessoas questionaram a segurança em visitar o Parque. A exemplo disso, a administração do Parque do Itiquira sempre trabalha de forma atenta e juntamente com o Corpo de Bombeiros, intensifica as instruções de segurança e restringe os acessos aos turistas, limitando apenas para contemplação, deixando os poços de banho todos fechados.

A trilha que sobe até o topo do Salto do Itiquira também fica fechada durante o período chuvoso. Ainda esta semana, o Parque recebeu a visita da equipe de Meio Ambiente e da Defesa Civil, onde foi constatado que o aumento do volume de água, não causou dano algum a estrutura do local. Mas sempre é importante lembrar que nesta época, não só no Itiquira, mas em todas as cachoeiras, é importante ter atenção redobrada e limitar-se apenas a contemplação de nossas belezas naturais.

E, caso estejam em qualquer cachoeira, nesta época é fundamental observar sempre as previsões climáticas para não ter nenhuma surpresa, pois nas regiões próximo as nascentes ou leitos d’água, podem ocorrer aumentos abruptos do nível do rio ou córrego e, consequentemente, grande perigo para quem está no local como trombas d’água por exemplo.

Por Nátila Arnold, Lance Goiás

print