UTRS Formosa e a Reciclagem

Em 26/01/2021, deu-se início em Formosa ao início das atividades na UTRS (Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos). Ao todo, 45 catadores deixaram de recolher resíduos no lixão para iniciar um
processo de mudança, que trará benefícios a todos.

Eles estão trabalhando num ambiente mais salubre, com cobertura, local próprio para refeições, água potável, banheiros masculino e feminino, uniformes e EPI’s. Formosa, sem dúvidas, precisava de um projeto como esse.

Mas agora é chegado o momento da população contribuir. Este processo ainda está no início, e a população pode contribuir e muito separando o lixo seco, que são os recicláveis, do lixo orgânico. E isso é possível a partir de casa mesmo através da separação dos materiais recicláveis. Basta condicionar os resíduos em duas sacolas, uma com os orgânicos e outra com os recicláveis que são os papéis, plásticos, garrafas pet, e afins todos misturados.

Mas o fundamental é fazer essa separação. Atualmente, o processo na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos se dá da seguinte forma: Todo resíduo coletado nas casas é direcionado diretamente ao galpão de triagem da Usina de Reciclagem. Após, é condicionado a um funil onde todo resíduo é levado a uma esteira, onde há diversos catadores responsáveis pela separação dos materiais recicláveis como papel, papelão, vidros, plásticos, eletrônicos e afins.
Os resíduos que não podem ser reciclados como os restos de alimentos e orgânicos vão direto pra um caminhão, onde este resíduo é levado até a parte superior do aterro e enterrado em valas.

Você, cidadão, pode contribuir para este projeto com esta simples atitude que faz muita diferença em todo processo.

Por Nátila Arnold, Lance Goiás

print