Idosos de 70 anos começam a ser vacinados em Senador Canedo

Hoje, os idosos com 70 anos ou mais passam a poder receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na cidade de Senador Canedo. De acordo com a Secretaria da Saúde do município, a nova remessa de imunizantes já está a disposição desta parcela da população.

O Prefeito da cidade, Fernando Pellozo (PSD) afirma que se comparada a outras cidades da região metropolitana, ela consegue se adiantar na corrida por imunizar cada vez mais partes da comunidade, tendo em vista que na capital Goiânia, por exemplo, a média de imunizados ainda está acima de 75 anos. “Começar vacinar pessoas acima de 70 anos é uma boa notícia, nos coloca à frente de muitos municípios e traz um pouco de alivio. É mais uma vitória na luta contra a covid-19”, concluiu o Prefeito.  

A vacinação será realizada na Praça Criativa Central, localizada no Conjunto Uirapuru, ao lado do terminal de ônibus da cidade. “Faremos a operação com o modo Drive Thru, onde o paciente recebe o imunizante sem precisar sair do carro. Faremos por ordem alfabética, iniciando com nomes de inicial entre as letras A à L, com funcionamento das 09h às 12h. As pessoas com nome entre as letras M à Z, poderão ir no período da tarde, entre 13h e 16h”, reforça.

Outros pontos de Vacinação

Nas Unidades Básicas de Saúde, que já são pontos fixos de vacinação em Senador Canedo, a imunização dos idosos a partir de 70 anos começa no próximo sábado,20, com um ponto de vacinação na UBS Santa Rosa, e UBS Flor do Ipê. Nesses locais o horário de atendimento será das 8h às 13h para os nomes iniciados de A à L e 14h às 20h para os nomes iniciados de M à Z. Aos sábados e domingos a vacinação nas UBS continua das 8h às 14h. Idosos acamados acima de 60 anos, podem ter a vacina agendada nas unidades de saúde em todo município.

Essa nova estratégia no horário de vacinação agiliza o atendimento e diminui a permanência das pessoas nos locais de vacinação. A secretária de Saúde, Fabiana Lopes, ressalta que dessa forma o atendimento flui mais rápido e sem aglomeração. “Adotamos a ordem alfabética como estratégia, para resguardar quem vai até os locais de vacinação. Assim evitamos a propagação do vírus durante a campanha de imunização”, “disse a secretária, lembrando que o limite é quatro pessoas por carro, fazendo o uso obrigatório de máscara de proteção durante o drive-thru.

Para receber a vacina, é necessário portar documento de identificação com foto, cartão SUS, CPF, comprovante de endereço do município e, se possível, o cartão de vacinação. Os documentos valem também para os pontos fixos de vacinação.

A vacina só é contraindicada para quem está, ou esteve recentemente, com febre ou sintomas gripais e para quem recebeu outra vacina nos últimos 14 dias. Pessoas com doenças graves devem apresentar prescrição médica antes de vacinar.

Balanço da vacinação

Até a última quarta-feira, 17, Senador Canedo registrou 7.269 doses aplicadas. Segundo dados da secretaria de saúde, 5.336 pessoas receberam a primeira dose e outras 1.933 já concluíram o ciclo de imunização, com a segunda dose da vacina.

O último drive-thru de vacinação, realizado em 05 de março, 211 idosos com idade igual ou superior a 73 anos receberam a primeira dose do imunizante. Entre os vacinados também estão os profissionais da saúde na linha de frente da pandemia, idosos acamados e pessoas com deficiência. 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: O Hoje

print